Menu

Sociedade Ação social arrecada roupas e itens de higiene para população afetada pela chuva em Manaus

A campanha 'Chamada Solidária - Ação Emergencial Enchente' acontece a partir desta sexta-feira, 21, até a próxima sexta-feira, 28 (Divulgação)

Bruno Pacheco — Da Revista Cenarium

MANAUS — O Instituto Ágape Manaus, em parceria com Instituto Tchibum e a iniciativa Global Shapers, está promovendo uma ação social com objetivo de arrecadar doações de roupas, calçados, lençóis, colchões, toalhas, alimentos e itens de higiene e limpeza para a população afetada pela enchente, entre segunda-feira, 17, e terça-feira, 18, em alguns bairros da capital amazonense, ocasionada por um forte temporal.

Veja também: ‘Desesperador’: famílias que perderam tudo em chuvas pedem ajuda das autoridades

A campanha ‘Chamada Solidária — Ação Emergencial Enchente’ acontece a partir desta sexta-feira, 21, até a próxima sexta-feira, 28. De acordo com a presidente do Instituto Ágape Manaus, Suelen Araújo, cerca de 200 moradores dos bairros Monte das Oliveiras e Alfredo Nascimento serão beneficiados com as doações.

“Uma das comunidades que foram afetadas pela enchente é a Luz Otávio. Logo, as famílias nos procuraram pedindo ajuda, enviando fotos das casas super alagadas e são dezenas de famílias aqui do Monte das Oliveiras que passaram por essa situação, perderam praticamente tudo dentro de casa”, destacou Suelen Araújo.

No bairro Alfredo Nascimento, salienta Suelen, a situação está mais crítica por conta de um igarapé que passa pela região. “As famílias que moram ao redor da ponte tiveram água até quase o teto da casa e, agora, as crianças estão dormindo no chão, porque a chuva acabou com o colchão, cama, guarda-roupas e roupas. Todas estão sem esses materiais”, lembrou.

Pontos de coleta

Ao longo da campanha, os pontos de coleta para arrecadação dos itens serão em cinco locais: na zona Norte de Manaus, na Rua Pinheiro Brasileiro, 95, bairro Monte das Oliveiras; na zona Centro-Oeste, na Rua Tobias Aguiar, 41, bairro Dom Pedro 2; no Impact Hub, na Avenida Ephigênio Salles, 1299, bairro Aleixo; na zona Leste, na Rua 1º de junho, 104, no bairro Zumbi dos Palmares 1; e na zona Centro-Sul, no Studio Best, na Avenida Djalma Batista, 98A, no bairro Chapada, sala 31 do prédio Milhomem Center (próximo ao Plaza Shopping).

Pontos de coletas (Divulgação)

Doação

Os interessados em ajudar, além de levar as roupas, alimentos e itens de higiene, podem colaborar com a doação de dinheiro por meio do Pix [email protected]. Para mais informações, os contatos são: (92) 98200-3368 (Luciana) e (92) 98102-6355 (Clícia).

Para mais informações, os contatos são: (92) 98200-3368 (Luciana) e (92) 98102-6355 (Clícia) (Divulgação)

Chuva em Manaus

Segundo a Defesa Civil de Manaus, foram registradas 105 ocorrências por causa das fortes chuvas de segunda-feira, 17, como deslizamentos, alagamentos e soterramentos. Além disso, dezenas de famílias ficaram desabrigadas após terem as casas inundadas.

A morte de duas pessoas vítimas de deslizamento de barranco na segunda-feira, 17, foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas. A primeira vítima é uma criança de 7 anos, identificada como Raika Mirela dos Santos Pinheiro, que tinha o sonho de ser ‘tiktoker’. A casa onde ela estava foi atingida pelo barranco que desmoronou na Comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus.

Veja também: Criança morta durante deslizamento de terra em Manaus sonhava em ser ‘tiktoker’

Outra vítima foi Josiane da Silva Rodrigues, de 37 anos, na Rua Osmaria Martins, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cidade Nova 2, zona norte da capital.

Veja mais: Duas pessoas morreram soterradas após deslizamento de barranco na zona Norte de Manaus