‘Análise é possibilidade de autoconhecimento’, diz coach de comportamento empresarial

Trabalhar as autodescobertas e o crescimento de indivíduos dentro das empresas, essa é a proposta da coach Tamara Melo (Reprodução/Divulgação)

14 de outubro de 2020

19:10

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ajudar na evolução emocional, profissional e pessoal a partir da descoberta do perfil comportamental do indivíduo na estrutura organizacional de uma empresa é o trabalho da analista comportamental e coach empresarial de trabalho Tamara Melo, que é CEO da Quartzo Consultoria Empresarial.

A profissional, que é formada pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC) com sede em São Paulo, foi procurada pela reportagem da REVISTA CENARIUM para um bate-papo sobre a necessidade e desafios que muitos profissionais e empresas terão no cenário econômico pós-pandemia e seus desdobramentos.

O cenário da economia no pós-pandemia não é dos mais animadores, mas é preciso seguir em frente e procurar alternativas para superar. Por isso, a coach recomenda a análise comportamental para que empregados e empregadores entendam as nuances de um mundo que entrou em um ‘novo normal’.

Com especialização no IBC, Tamara Melo utiliza técnicas para aperfeiçoar a relação pessoal e interpessoal de empregados e empregadores (Reprodução/Internet)

Análise recomendada

De acordo com Tamara, o mercado será mais exigente. “Para avançar é preciso se autoconhecer e a análise é altamente recomendada e eficiente”, destacou a coach. Para ela, isso significa superar barreiras. “Se você não sabe quais os problemas das pessoas que trabalham com você, como vai crescer?”, questionou.

Segundo a analista, existem quatro perfis comportamentais na personalidade do indivíduo dentro das empresas, são eles: ‘analista’, ‘dominante’, ‘influente’ e ‘estável’. “Uma característica ou mais de uma está presente na personalidade. Uma pessoa pode reunir mais de um perfil predominante”, explicou.

Questionada como se dá a avaliação e o retorno para os interessados, ela detalhou: “Existem questionários e outras ferramentas de análise comportamental que utilizamos, tudo isso faz parte do que chamamos com bom humor de o nosso ‘coachtório’, o consultório profissional do coach”, descreveu Tamara.

Crescimento

“A partir do início da análise, dou a devolutiva e mostro para a pessoa, no caso, o cliente, os pontos de melhoria. Isso é importante porque trabalhamos com resultados e esse tipo de investimento é um ganho profissional e pessoal para todos que querem crescer dentro do seu ambiente de trabalho e, claro, no mercado”, ponderou.

Para concluir, Tamara Melo realça a importância da avaliação. “A pandemia deu uma oportunidade para as pessoas pararem para se conhecer mais e isso abriu inúmeras possibilidades para o autoconhecimento”, sentenciou Tamara Melo. “O velho ‘não tenho tempo’ deu um tempo”, finalizou a consultora empresarial.

Números pandêmicos

Segundo o IBGE, somente no mês de maio, fase aguda da pandemia, cerca de 17,7 milhões de pessoas não conseguiram procurar emprego no final de maio por causa da pandemia de Covid-19 ou por falta de oportunidade na região em que vivem. Nesse mesmo período, outros 10,9 milhões estavam desempregados e buscaram uma ocupação, mas não encontraram.

Com isso, o País alcançou a marca de 28,6 milhões de pessoas que queriam um emprego, mas enfrentaram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, seja por falta de vagas ou receio de contrair o novo coronavírus. Os dados são os primeiros resultados da Pnad Covid-19, pelo IBGE.