Após 162 acidentes fatais no trânsito, Detran lança ações preventivas no AM

Órgãos de trânsito divulgaram ações para evitar acidentes fatais (Reprodução/Internet)

31 de agosto de 2021

15:08

Suzy Figueiredo – Da Cenarium

Manaus (AM) – Após o Amazonas acumular 162 acidentes com vitimas fatais no trânsito neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), juntamente com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), anunciaram nesta terça-feira, 31, uma série de ações para reduzir os índices de acidentes.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o órgão está trabalhando de maneira integrada mas espera contar com o apoio da população. “É mais do que comprovado, cientificamente, e por vários estudos, que 90% dos acidentes de trânsito são causados ou provocados por alguma ação humana”, alertou.

Para Rodrigo, a conscientização dos condutores nas ruas e avenidas tem que ser redobradas. “O condutor de veículo deve ter consciência da sua responsabilidade e nós estamos aqui para anunciar a intensificação dessas ações integradas que, por sua vez, já acontecem”, anunciou Sá.

Mortes no trânsito não diminuíram tanto quanto o esperado (Lucas Lacaz Ruiz/A13/Quatro Rodas)

Retomada às ruas

Sá esclareceu ainda que a ação integrada já existe, porém precisa ser intensificada, com foco nas principais vias da cidade. “Nós temos o panorama das vias onde ocorrem ‘manchas’ de acidentes de trânsito, como na Cosme Ferreira, depois vem Autaz Mirim, bem como na Itaúba, Turismo, Tefé, e Rodrigo Otávio, bem como na rodovia AM-010”, citou.

Já o comandante BPTran, major Thiago Viana, defende que a retomada de atividades tem influenciado a alta dos índices de acidentes. “O trabalho das instituições na formação no preparo dos agentes tem sido intenso, mas recentemente o batalhão de trânsito formou novos agentes para potencializar as ações”, explicou Viana.

Acidente de trânsito na Marginal Pinheiros, próximo à ponte do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo (Pablia Oliveira/Futura Press)

Semana Nacional do Trânsito

Na ocasião, o Vice-Presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda Júnior, lembrou que no mês de setembro será realizada a Semana Nacional do Trânsito, que visa levar o tema educação no trânsito para as escolas. “Estamos buscando potencializar a educação do trânsito nas escolas tanto com o Governo do Estado quanto Prefeitura nas suas esferas para que as crianças possam levar esse recado para os pais, e os pais possam se conscientizar de que é necessário tomar uma atitude diferente do que nós temos visto até hoje”, disse Júnior.

Álcool e direção

Sobre as imprudências no trânsito, o coordenador geral do Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (Neot), Victor Mansur, mencionou os recentes acidentes na capital. “Esse final de semana foi atípico com quatro vítimas fatais. Possivelmente, primeiro por dirigir sem habilitação e também por ingestão de bebida alcoólica e condução de veículo”, lembrou Mansur.

“Saibam que estamos sempre fiscalizando isso. Exemplo que neste ano já tivemos mais 1.500 atuações por conduzir um veículo sob efeito de álcool. Também mais de 1.500 atuações por conduzir um veículo sem habilitação”, detalhou Victor

Homem realizando teste do bafômetro (Reprodução/Migalhas)

Balanço

O Detran-AM, detalhou o quantitativo de acidentes de trânsito, de janeiro a agosto, acumulados no período de 2018 e 2021. Para danos Materiais, foram 6.039 mil casos em 2018; bem como 6.392 mil para 2019 e 5.758 mil para o ano de 2020. Em 2021, os números chegam a 5.386 mil casos.

Já nas vítimas fatais: o índice registrado foi de 160 pessoas em 2018; bem como 136 vítimas em 2019. Para o ano de 2020, o número alcança 136 vítimas. Para 2021, o número acumulado até agosto chega a 162 vítimas fatais.

Vítimas Lesionadas chegaram a 3.704 mil no 2018; em 2019, o cálculo soma 3.237 mil casos. Para o ano anterior 2.770 e para o ano vigente, são 3.018 mil casos.