Menu

Cultura Após carreira na Europa, artista parintinense Freyzer Andrade retorna ao AM e promove cursos gratuitos para crianças

O projeto oferece oficinas gratuitas de desenho e idiomas para crianças da região (Reprodução)
Jonas Santos – Especial para Agência Amazônia

PARINTINS (AM) – O artista parintinense Freyzer Andrade ganhou fama na Europa e retornou à cidade de origem, distante a 325 quilômetros de Manaus, onde constrói um hotel de selva e desenvolve uma ação social na comunidade Boca da Valéria, zona rural do município. O projeto oferece oficinas gratuitas de desenho e idiomas para crianças da região.

Mais de 100 crianças participam das aulas ministradas pelo próprio artista, em dois turnos. A Prefeitura de Parintins disponibilizou uma sala de aula da escola municipal da Comunidade Santa Rita, região da Valéria.

“O projeto Boca da Valéria é comprometido com uma vida melhor para todos. Acreditamos que as artes são uma força poderosa para despertar a imaginação, cultivar um senso de identidade e quebrar ciclos. A educação artística pode criar um efeito cascata de esperança e mudança positiva dentro de nós mesmos, nossas comunidades e sociedade”, afirmou o artista.

Crianças durante as aulas de pinturas (Reprodução)

O Hotel Boca da Valéria, um Ecolofge, está sendo construído próximo à serra de Parintins. Os cursos são contrapartidas sociais do empreendimento. “Desde que retornei à Boca da Valéria, planejamos a construção do hotel Ecolodge, mas também pensamos num projeto social para a comunidade, que é ponto de parada dos cruzeiros internacionais. As pessoas só precisam de uma oportunidade e de incentivo”, declarou o artista, que acrescenta que o objetivo do projeto é apostar na capacidade criativa das crianças e adolescentes.

“O nosso projeto social aposta na capacidade criativa das crianças e adolescentes, através de uma série de experiências artísticas. Nossas experiências amplificam a alegria, a colaboração e a comunicação à medida que apoiamos o sucesso de cada um de nossos alunos, individualmente”, acrescentou Andrade.

Experiência na Europa

Nos últimos sete anos, apreciadores de artes da Europa (principalmente de Mônaco, Grécia e Noruega) e dos Estados Unidos, se encantaram com os traços do artista parintinense Freyzer. Autodidata, ele elabora retratos contemporâneos por meio de desenhos em papel e pinturas em telas.

O artista fazia exposição de seus desenhos em papel cartolina na Comunidade Boca da Valéria, que recebe cruzeiros internacionais há mais de 30 anos, quando foi convidado para apresentar seus trabalhos nos navios.

Telas pintadas pelo artista (Reprodução)

O artista já pintou para celebridades mundiais como o jogador Neymar, do PSG; para a família Clinton, ex-presidente dos EUA; e a família de Naruhito, imperador do Japão.

Freyzer também assinou trabalhos para Vitória Secret, Norwegian Cruises, Royal Caribean, Azamara Cruises, Celebrity Cruises, Princess Cruises, Silverseas e Holland América Line.

Veja vídeo da aula