Após reintegração de posse, povo indígena Xokleng pede ajuda financeira nas redes sociais

Mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, a população precisou sair. (Reprodução/Apib)

07 de janeiro de 2021

16:01

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Durante as festividades de Natal, a Justiça Federal emitiu uma reintegração de posse no território do povo Xokleng, localizado na Serra Gaúcha, no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A decisão pedia a saída das famílias que reivindicaram o reconhecimento de terra contrária ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, a população precisou sair. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o STF teria suspendido qualquer ação de reitengração de posse durante o período de pandemia, que está em vigor desde o dia 6 de maio de 2020.

Em nota, a Apib ressalta que o povo Xokleng segue firme na luta para a retomada do seu território e precisa de apoio. “Com a medida, as famílias seguem acampadas na beira da estrada no limite da Flona, que fica no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha”, disse em nota.

A Apib destaca também que as famílias Xokleng iniciaram uma retomada, em uma área da Floresta Nacional de São Francisco de Paula. “O pedido para retirada das famílias foi feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e atendido pela juíza plantonista da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, Fernanda Cusin Pertile”, destaca.

A retomada do povo Xokleng integra um importante movimento de retomada das terras indígenas invadidas na região Sul do país, que foi iniciada na década de 1970.

Reconhecimento

A articulação dos povos indígenas e todas as organizações que compõem a Apib destacam que o processo precisa ser urgente e que é necessário que os povos Xokleng precisam ter seu território reconhecido, visto que os mesmo já tem um histórico de violências em suas terras.

Como ajudar

O líder do movimento indígena, Woié Patté, disponibilizou dados bancários para receber doações em favor da causa. Os interessados podem fazer transferências para os dados abaixo:
Instituição bancária: Banco do Brasil
Agência: 54372
Conta Corrente: 54402
CPF: 061.246.329-00
Titular da conta: Woié Kriri Sobrinho Patté