Após vencer a Covid-19, Nilson Chaves, um dos mestres da música amazônica, é homenageado em live

Depois de lutar pela vida, Nilson Chaves recebe homenagem em live, de grandes nomes da música brasileira (Reprodução/Luís Braga)

11 de dezembro de 2020

19:12

Mencius Melo

MANAUS – O artista paraense Nilson Chaves cruzou a fronteira dos que foram contaminados pelo novo Coronavírus e puderam voltar. A travessia incluiu tratamento intensivo de UTI. Recuperado, Nilson será homenageado na ‘Live as Mãos com Música’. A live acontecerá nesta sexta-feira, 11, a partir das 21h30 e será transmitida no instagram @marcoandre_musicine.

O show reúne nomes da Amazônia e do Brasil. São colegas de profissão de Nilson Chaves, que decidiram fazer a homenagem. Entre os artistas estão: Eudes Fraga, Fafá de Belém, Zeca Baleiro, Chico Cesar, Flávio Venturini, Paulinho Moska, Vital Lima, Celso Viáfora, Leila Pinheiro, Arraial da Pavulagem entre outros.

Artista singular no mosaico musical do norte brasileiro, Nilson Chaves é autor de clássicos como ‘Olho de Boto’, ‘Sabor Açai’ , ‘Não Vou Sair’ e ‘Coração Sonhador’ (Reprodução/Marivaldo Pascoal)

Por ser músico, Nilson Chaves sabe bem as dificuldades de ser artista no Brasil, ainda mais no Norte do País. Com a doença, se descobriu um abençoado. “Fazer arte no Brasil é sempre muito difícil, na Amazônia ainda mais. Agora depois dessa experiência, tenho certeza que sou um abençoado e perceber isso é uma dádiva”, agradeceu.

Responsabilidades

Ainda com uma tosse seca, Nilson fez uma avaliação da pandemia no Brasil. “O governo em conflito político atrasa profundamente uma solução. Por outro lado, hoje vi a praia lotada no Rio de Janeiro e vejo que a população também tem uma parcela de culpa. Essas pessoas não têm ideia do que é o contágio com esses vírus”, lamentou.

Quando recebeu alta depois de oito dias entubado e com 90% do pulmão comprometido, a equipe do hospital gravou um vídeo que emocionou os fãs do cantor. “Meu amigo, se aquele vídeo fez você chorar, imagina eu. Derramei cachoeiras de lágrimas. O carinho daquela equipe maravilhosa não só para mim, mas para todos que estavam na mesma situação que eu, me emocionou”, relatou.

Depois de dias internado e entubado, Nilson Chaves conseguiu superar graças a ‘ajuda de Deus e do carinho de uma competente equipe médica’ (Reprodução/Marivaldo Pascoal)

Hoje Nilson faz reflexões. “Acho que Deus me devolveu para uma missão importante ou para eu perceber o quanto as pessoas se amam neste País. Com o andar dos dias vou descobrindo lentamente cada reflexão que tive naqueles dias de UTI e enfermaria. Foi a mão de Deus nas mãos desses competentes profissionais”, parabenizou o poeta.

Live de amigos

Sobre o evento de hoje, Nilson Chaves só tem a agradecer. “É uma live de artistas que eu respeito, são meus amigos daqui da Amazônia, mas também com muitos companheiros do Brasil. São artistas que respeito muito, que são meus amigos. Tudo isso vai me emocionar muito. Isso é muito lindo, isso é impagável. Minha gratidão eterna”, comemorou.

Questionado sobre projetos novos, depois da fase de superação, Nilson Chaves comentou: “Tenho planos e ideias, tenho projetos, mas ainda não estou pensando neles agora porque o momento é de me recuperar. Vou fazer tudo com muita calma e serenidade. Eu não preciso mais correr, Deus me deu a vida. Farei tudo em tempo tranquilo e em paz”, finalizou Nilson Chaves.