Menu

Sociedade Aumento de casos de Covid-19 causa corrida por vacina e faz Prefeitura de Manaus reabrir postos de vacinação

(Divulgação)
André Leocádio – Da Agência Amazônia

MANAUS – Diante do aumento de casos confirmados e com a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu pelo retorno do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus, como ponto de vacinação, a partir dessa segunda-feira, 4.

Outro ponto que deve ser retomado é a Arena Amadeu Teixeira, também localizada na zona Centro-Sul, com dez estações de trabalho e fluxos específicos para atender todos os públicos e capacidade de 2 mil atendimentos por dia. As unidades voltam a aplicar as vacinas com atendimento das 9h às 16h.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Djalma Coelho, o mutirão de vacinas pretende reduzir os novos casos de Covid-19, que subiram 1.000% na capital amazonense, e desafogar algumas unidades.

Secretário da Semsa, Djalma Coelho (Foto: divulgação Semsa)

“O aumento da demanda nos postos de vacinação é resultado do atual cenário epidemiológico e do avanço da campanha para novos públicos”, por isso, decidimos ampliar a oferta de vacinas. O Studio 5 também foi reaberto e vai aplicar em torno de 1,5 mil vacinas por dia. Também fizemos modificações nos horários. O atendimento aos sábados, que ia até as 12h, foi estendido até 16h”, explica ele.

O Sistema Municipal de Vacinação (SMV) divulgou que na última sexta-feira, 1º, foram aplicadas 16,5 mil doses da vacina, a maior quantidade desde o dia 14 de janeiro deste ano, quando a Semsa vacinou o total de 20,7 mil pessoas.

O secretário destacou, ainda, que a Semsa vai continuar avaliando o movimento nos pontos de vacinação para fazer novos ajustes e que vai ampliar a oferta de testes rápidos.

“Nós vamos continuar acompanhando a aplicação das doses para monitorar a redução de novos casos e para isso vamos ofertar mais testes rápidos para facilitar o diagnóstico da doença. O exame era feito em 28 unidades e agora estará disponível em 42. Por isso, vamos convocar a população que ainda não se vacinou ou que está com o seu esquema vacinal incompleto para que procurem qualquer um desses locais e receber o imunizante”, afirmou.

A quarta dose foi recentemente liberada para as pessoas com 18 anos ou mais. Ainda segundo o levantamento divulgado pela SMV, mais de 55 mil pessoas de 18 a 39 anos estão aptas a receber a quarta dose e ainda faltam, aproximadamente, 700 mil pessoas receberem a terceira dose, pois estão com seu esquema vacinal atrasado.

Cuidados com a Covid-19

Arte: Reprodução/Internet.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FGV-RCP/AM) aconselha que todos devem manter os cuidados de proteção individuais à Covid-19 e seguir as medidas adotadas pela Prefeitura da cidade. Em Manaus, o Decreto 5.274/2022 passou a vigorar e flexibilizou o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos, mas obriga o uso em ambientes fechados, transportes públicos, transportes por aplicativos e unidades de saúde em geral. Além disso, é importante higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel e manter o distanciamento social.