‘Banho facultativo aos servidores’, brinca Prefeitura de Vilhena, em RO, após cidade registrar mínima de 9ºC

Apesar da brincadeira, Prefeitura arrecada e doa agasalhos para pessoas em situação de rua (Reprodução/Redes sociais)

19 de maio de 2022

21:05

Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) – Foi em tom de brincadeira que a Prefeitura de Vilhena, (cidade que registrou a menor temperatura em todo o Estado de Rondônia nesta nova onda de frio que atravessa o Brasil) decretou o “banho facultativo” aos servidores municipais. A cidade mais populosa da região do Cone Sul registrou mínima de 9ºC na manhã desta quinta-feira, 19, considerada a mais gelada do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A publicação, assinada pelo “estagiário da Prefeitura”, divertiu internautas nas redes sociais da administração pública: “Ufa, ainda bem que não foi o prefeito que assinou”, brincou uma seguidora. “Boa, estagiário”, comemorou outro internauta. 

Publicação leva assinatura do “estagiário” da Prefeitura (Reprodução/Prefeitura de Vilhena)

Frio em Rondônia

No Estado integrante da Amazônia Legal, o fenômeno é conhecido como friagem. Ano passado, Vilhena chegou a registrar temperatura mínima de 7,5ºC, durante a passagem de outra massa de ar polar.

Para a frente fria da vez, que chegou primeiro no Sul e no Sudeste, por conta da combinação de uma massa de ar fria e um ciclone extratropical, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê temperaturas baixas para Rondônia.

Conforme o Sipam, a friagem no Estado segue até, pelo menos, o próximo domingo, 22. Nesta sexta-feira, 20, Vilhena deve ter mínima de 11ºC e máxima de 25ºC. Já, no domingo, os termômetros podem variar entre 16ºC e 30ºC. 

Campanha do agasalho

Apesar da descontração, o Executivo vilhenense trata a friagem com a seriedade devida em relação aos mais pobres. Por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), a prefeitura arrecada e doa agasalhos para pessoas em situação de rua. Quem abastece os estoques é a população, fornecendo cobertores, blusas, jaquetas, gorros, luvas e outros itens. 

A equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cras) fez esse trabalho na noite fria desta terça-feira, 18, ajudando várias pessoas que poderiam ter sofrido com essa frente fria repentina. Recebemos, até agora, cerca de 30 doações e continuaremos captando os itens de proteção contra o frio para poder atender aqueles que mais precisam”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Lucélia Vargas. 

Doações contam com a solidariedade da população da cidade (Reprodução/Semas Vilhena)

A campanha começou no início de maio e também atende a outras pessoas em vulnerabilidade social já acompanhadas pela Semas. Para contribuir, os cidadãos podem deixar os agasalhos em dois pontos de coleta, de segunda a sexta, das 7h às 13h: na sede da Semas, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 921, bairro Jardim Eldorado, e no Cras, este na Rua Rio Grande do Norte, n° 1950, Setor 19.