‘Boi na Praia’ leva ritmo dos bumbás amazônicos para praia do Rio de Janeiro

Em festa na praia, P.A Chaves e Ivo Meirelles fizeram a festa dos cariocas ao sabor de muito boi bumbá ( Reprodução/Divulgação)

31 de agosto de 2020

11:08

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A toada dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, de Parintins – AM (a 369 quilômetros de Manaus) estão indo cada vez mais longe.  Depois do “Bloco Amigos do Boi” em que aconteceu a primeira edição no Carnaval de São Paulo em 2020, desta vez foram os cariocas os convidados a apreciar o “dois pra lá, dois pra cá” das toadas de boi-bumbá.

De passagem pelo Rio de Janeiro, P.A Chaves aproveitou para fazer o que sabe de melhor: cantar toada de boi (Reprodução/Divulgação)

O projeto “Boi On The Beach”, literalmente boi na praia, aconteceu no Quiosque Praia Club, no último sábado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro e reuniu dezenas de amantes da cultura do boi-bumbá de Parintins e curiosos que queriam saber mais sobre o evento que acontece sempre no último final de semana de junho, na ilha de Tupinambarana, no interior do Amazonas.

Embalados pelo cantor amazonense de toadas, P.A Chaves, os convidados dançaram ao ritmo dos clássicos do vermelho e do azul. De acordo com Fernanda Palermo, mineira radicada na capital carioca e organizadora do evento, a ideia é fortalecer a cultura dos bois no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“Foi um evento organizado em meio à problemática da pandemia, então não fizemos grandes divulgações e procuramos seguir as regras de distanciamento”, detalhou.

Contenção e surpresa

Mesmo com a iniciativa mais contida, a resposta do público surpreendeu. “Fizemos algo meio corrido porque o P.A Chaves estava a passeio no Rio e resolvemos aproveitar a oportunidade. Para a nossa grata surpresa, veio gente dos quatro cantos do Rio”, comemorou.

Souvenirs de Garantido e Caprichoso. Um pouquinho do Amazonas, na praia do Recreio, no Rio de Janeiro (Reprodução/Divulgação)

Além das toadas, uma mesa com souvenirs do Amazonas foi montada para ambientar os clientes e os familiarizar com as coisas do Norte.

“Colocamos farinha do Uarini, balas de castanha e cupuaçu, açaí, cocares com penas nas cores azul e vermelha, brincos, copos temáticos da festa, enfim… fizemos um pequeno curral azul e vermelho na praia”, declarou Palermo.

Para o cantor P.A Chaves, o evento teve sabor único. “Poder trazer ao Rio nosso ritmo amazonense é uma oportunidade única. Acredito que esse seja o primeiro de muitos eventos que marcarão não apenas a volta dos shows, mas também o início de um movimento periódico no Sul do País”, avaliou.

Presença ilustre

Em meio ao show de P.A Chaves, quem resolveu aparecer foi o sambista carioca, torcedor e compositor do Garantido, Ivo Meirelles. Ivo que é um dos autores de “Perrechés do Brasil”, toada que embalou o ‘Boi da Baixa’ em 2018, ficou à vontade no evento.

Além de Ivo, outro apaixonado por Parintins também marcou presença, o carnavalesco da União da Ilha, Cahê Rodrigues, torcedor do Caprichoso e incentivador da festa parintinense, que apareceu trajando sua camisa azul.

“A presença do Ivo e do Cahê abrilhantou ainda mais a festa e deu uma força para que a gente planeje outras inciativas até o final do ano”, adiantou Fernanda Palermo.

Cariocas e amazonenses se encontraram para festejar a paixão pelo vermelho do Garantido e azul do Caprichoso (Reprodução/Divulgação)

Ainda segundo ela, são eventos dessa natureza que atraem mais visitantes para Parintins e com isso mais recursos no turismo da cidade e do Estado. “Estamos fazendo um trabalho voluntário de formiguinha, mas eu tenho certeza que dará certo porque estamos no lugar certo, na certa”, analisou. “Estamos planejando a segunda edição do ‘Bloco Amigos do Boi’ em São Paulo e fortalecendo os bois no Rio de Janeiro. São nessas duas grandes cidades, que o boi tem que chegar”, finalizou.