Carta de compromissos socioambientais é apresentada para candidatos à Prefeitura de Manaus

(Michael Dantas)

26 de novembro de 2020

20:11

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Pensando na necessidade de se discutir efetivamente ações de preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população através da gestão pública, o Movimento Ficha Verde (MoFV) apresentou nesta quinta-feira, 26, uma carta de compromisso para os candidatos à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos), que disputam o segundo turno no próximo domingo, 29.

O documento ainda não foi assinado pelos candidatos, mas tem como objetivo garantir a inclusão da sustentabilidade como princípio fundamental no planejamento urbano e nas políticas públicas municipais. O documento apresenta propostas relacionadas à agenda socioambiental, elaboradas de forma colaborativa pelos participantes do MoFV.

Após aceitar o documento, os candidatos a prefeitura reconhecem a responsabilidade de colocar em prática as iniciativas e políticas públicas concordadas na carta, caso sejam eleitos. Com isso, a sociedade civil pode se envolver e conhecer os compromissos assumidos para a Prefeitura de Manaus.

No documento estão descritos os investimento na criação e ampliação de áreas verdes urbanas e corredores ecológicos, a despoluição e revitalização de igarapés, desenvolvimento de um programa de incentivo à agricultura agroecológica, ampliação da oferta de serviços de saneamento básico, criação de um programa de gestão de resíduos sólidos, fortalecimento de programas de educação ambiental e a promoção de avanços na área de mobilidade urbana.

Nele também estão as propostas de implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) a favor da conservação do Sauim-de-Coleira, além da demarcação por decreto municipal de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de ocorrência da espécie, conforme determinado pelo Código Ambiental do Município de Manaus.