Menu

Economia CENARIUM vence etapa estadual do 9° Prêmio Sebrae de Jornalismo na Categoria Foto

A REVISTA CENARIUM venceu o 9° Prêmio Sebrae de Jornalismo, na Categoria Foto, com a imagem "Manejar é Preciso" do fotojornalista Ricardo Oliveira (CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A REVISTA CENARIUM venceu o 9° Prêmio Sebrae de Jornalismo, na Categoria Foto, com a imagem “Manejar é Preciso” do fotojornalista Ricardo Oliveira. A cerimônia de premiação teve como tema “A importância dos pequenos negócios para a economia do País” e foi realizada na noite desta segunda-feira, 1°, na sede do Sebrae Amazonas, localizada no Centro de Manaus.

Além da melhor fotografia, a etapa estadual premiou a melhor reportagem de televisão e o melhor texto veiculado em diferentes canais de imprensa sobre empreendedorismo e pequenos negócios. “Todos que participaram fazem um trabalho de excelência para mim. Já é uma vitória estar entre os selecionados. Estou feliz com o reconhecimento, agora é aguardar a etapa nacional“, celebra Oliveira ao lado dos colegas jornalistas Bruno Pacheco e Priscilla Peixoto, que também concorreram ao prêmio na categoria texto.

Imagem vencedora do 9° Prêmio Sebrae de Jornalismo (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

“É a primeira vez que participo de uma premiação na área. Tenho quatro anos como profissional e três de graduação e foi uma honra concorrer ao lado de grandes jornalistas. Fico feliz por saber que esse prêmio já contemplou nomes como o colega fotojornalista Ricardo Oliveira, em 2014, e, agora, novamente”, comenta Bruno Pacheco.

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae para valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro. A programação ocorre em três etapas: a primeira, em nível estadual, que classifica os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional que acontece em dezembro deste ano.

À esquerda, a jornalista Priscilla Peixoto, no centro, o fotojornalista Ricardo Oliveira, e à direita o jornalista Bruno Pacheco (Gustavo Gilona/CENARIUM)

Categorias e Premiação

Nesta primeira fase, foram 22 trabalhos inscritos com aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, de 10 veículos locais diferentes. Na categoria texto, o jornalista Marcos Dantas, do Portal 360, levou o troféu com a matéria “Da fome ao sucesso: como pequenos negócios sobreviveram à pandemia em Manaus”.

Em seguida a jornalista Nicoli Bacelar, da Rede Amazônica, fechou a noite levando a premiação na Categoria Vídeo com a pauta: “Comunidade Punan: empreendedorismo na região”.

“Foi um trabalho que fizemos com todo carinho. Acabou virando uma série de matérias e o resultado é este, hoje, e estamos aqui recebendo este prêmio como reconhecimento”, comentou Nicole ao ser anunciada uma das vencedoras da noite.

Os três vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo no Amazonas terão direito a uma viagem e ingressos para o 17° Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), evento no qual a O GRUPO CENARIUM também vai estar presente.

9° Prêmio Sebrae de Jornalismo (Priscilla Peixoto/CENARIUM)

Incentivo necessário

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis, a iniciativa promove a valorização dos profissionais de imprensa do Estado e estimula um novo olhar para as pautas de economia e empreendedorismo.

Esse movimento é fundamental aqui no Estado do Amazonas, porque tem demonstrado e estimulado a participação dos jornalistas não só no setor específico de economia, mas também atraindo profissionais de portais, blogs, site de notícias e rádio e TV para produzir pautas sobre micro e pequenas empresas e como elas são importantes para a economia do Estado“.

Selando parceria

Na leitura do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, a edição reforça a parceria com o jornalismo, ferramenta fundamental para a divulgação e informação das atividades e serviços desenvolvidos pelo Sebrae.

“Para nós, é um grande orgulho selar essa parceria com tantos bons profissionais para que possamos, por meio do trabalho do jornalista, divulgar a importância das micro e pequenas empresas para a economia não só do nosso Estado, mas do nosso País, uma vez que elas correspondem a 99% das empresas do nosso Brasil“, diz Muni que completa:

“E para que isso tenha o devido reconhecimento da opinião pública, precisamos muito do jornalismo que tem, até mesmo, a capacidade de inspirar sonhos e incentivar aqueles leitores, telespectadores, ouvintes que, por vezes, estão ali do outro lado só precisando de uma boa história e incentivo para serem protagonistas de uma história de sucesso”, finaliza.