Centro de Manaus ‘ferve’ com ‘atrasadinhos’ sem máscaras às vésperas do Natal

Centenas de pessoas transitam pela rua Marechal Deodoro, no Centro de Manaus (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

24 de dezembro de 2021

16:12

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Às vésperas do dia 25 de dezembro, o Centro de Manaus, conhecido como a área comercial mais acessível e tradicional da cidade, está fervilhando com os “atrasadinhos” que deixam para concluir as compras de Natal na última hora. Na manhã desta sexta-feira, 24, centenas de pessoas transitavam nas principais ruas dessa região em busca dos mais variados itens, mas a principal busca foi por roupas e sapatos.

Compradores buscavam principalmente roupas e sapatos. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Com muitas pessoas sem máscaras, a rua Marechal Deodoro, chamada pelos moradores da cidade de “bate palma” e a avenida Eduardo Ribeiro, ambas conhecidas popularmente por concentrarem o maior número de estabelecimentos comerciais, estavam quase intransitáveis. Uma dessas pessoas foi o motorista Gracirley Melo que, ao lado da filha de 4 anos, precisou fazer compras nos 45 do segundo tempo.

“Ela (a filha) mora com a mãe e hoje estou com ela. Como trabalho a semana toda e estava bem corrida, só pude vir aqui com ela hoje para comprar a roupa de Natal”, contou ele.

Rua Marechal Deodoro, conhecida como “bate palma”, fervilhou com pessoas comprando presentes de última hora. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Preferência

Nesta sexta-feira, o comércio do Centro deve funcionar até as 18h. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Manaus, a previsão é que o local será o mais procurado pela população para as compras de fim de ano. Dos 900 entrevistados, por meio de questionários online, 57,4% afirmaram que iriam comprar os presentes na área.

Enquanto pessoas transitam na avenida Eduardo Ribeiro, homem observa vitrine de sapatos. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Em segundo lugar na pesquisa ficaram os shoppings centers, com 33,1% da preferência. Depois estão as lojas de bairro (25%), supermercados (15,6%) internet/lojas online (15,4%) e outros (5,5%).

A pesquisa indica ainda a média de valores que os compradores pretendem gastar com presentes, de R$ 201 a R$ 300 (26,7%). Em segundo lugar, estão pessoas que pretendem gastar até R$ 100 (24,3%). Apenas 3% dos entrevistados pretende gastar mais de R$ 1.000.

Vendedora de roupas de banho mostra produtos para compradora no Centro de Manaus. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)