Clubhouse: especialistas e usuários analisam uso da nova rede social

Nas salas, os participantes só podem se comunicar por meio de áudios. (Reprodução/Internet)

15 de fevereiro de 2021

15:02

Marcela Leiros

MANAUS – Já imaginou uma rede social em que você pode entrar em uma sala de bate-papo com Mark Zuckeberg (CEO do Facebook), o apresentador Luciano Huck e até mesmo com a cantora Anitta? Essa é a possibilidade que a nova rede social Clubhouse, baseada em chats de voz, está oferecendo.

O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para iPhone (IOS) e ainda sob fase de testes, mas já alcançou grande popularidade. Ele é considerado exclusivo por ser necessário que o usuário receba um convite para participar e funciona por meio de clubes e salas em grupo.

Nas salas, os participantes só podem se comunicar por meio de áudios — ainda não é possível enviar fotos ou mensagens de texto ao longo das conversas. No geral, o aplicativo é uma mistura de áudios, podcasts e chamadas ao vivo.

Famosos como Luciano Huck e Anitta já criaram suas contas no Clubhouse. (Reprodução/Internet)

Segmentos

Para a advogada e mentora em oratória, Daniela Cardoso, a app funciona também como uma “rádio segmentada”, que serve para debater diversos temas, com qualquer pessoa no mundo. “O que eu achei de mais interessante é que você pode entrar no meio de um debate, participar, discutir, dialogar com autoridades, por exemplo, do meio da comunicação que é com o que eu trabalho”, diz Cardoso.

“Posso também procurar alguém da minha área de atuação e promover um debate com essa pessoa. Eu imagino o Clubhouse como uma grande conferência, sendo que é uma conferência na palma da mão, no celular e em áudio”, contou Daniela, que também já criou sua conta no aplicativo.

A conta da jornalista Daniela Cardoso no Clubhouse. (Reprodução/Instagram)

A advogada destacou que o aplicativo possibilita que o ouvinte cumpra seus compromissos sem precisar ficar olhando para a tela do celular. “Você pode ouvir e dirigir, pode fazer uma outra coisa e manter ele ativo, continuar em uma sala de bate-papo sem necessariamente estar direto só olhando para o celular. É a rádio do futuro”, disse a advogada.

Possibilidades de network

Para especialistas, o Clubhouse pode ser visto como um grande ‘podcast’ – um estilo de programa de rádio disponível na internet e que, em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a pessoa quiser. O novo aplicativo oferece a possibilidade de ser um espaço para criar uma rede de relacionamentos ou contatos profissionais.

“Para quem já é adepto do podcast, o Clubhouse vai ser aceito muito rápido porque ele é como um grande podcast, que permite a sua interação. Nos dá aquela sensação de frequentar palestras e workshops. Então eu acho que é principalmente voltada pra [sic] gente criar network”, afirmou a jornalista e especialista em Marketing Digital, Jamile Alves.

Jamille destacou que a rede social é muito recente. “Acho que é uma plataforma muito boa para fazer construção de marca, seja de empresa ou pessoal, porque a configuração dela ajuda criadores de conteúdo a se tornarem autoridades na sua área, consigam seu objetivo dentro da plataforma”, destacou a especialista.

Dúvidas sobre o Clubhouse

  • 1. O que é o Clubhouse e como funciona?

O Clubhouse é uma rede social de áudios, disponível para iPhone (iOS) e que ainda está em versão de testes. Para criar uma conta no Clubhouse é necessário receber um convite de quem já usa a rede social, o que torna o app mais exclusivo, uma vez que o número de convites é limitado.

A plataforma funciona por meio de clubes e salas em grupo — o app não permite o envio de fotos ou mensagens de texto. Além disso, os chats ocorrem sempre ao vivo, e as salas possuem “speakers”, usuários que podem falar durante a conferência e “listeners”, que são os ouvintes da conversa.

  • 2. Como usar o Clubhouse?

A plataforma permite checar as salas de discussão em andamento no momento e as que estão marcadas para acontecer em breve. Para participar de um dos clubes, você deve selecionar o chat e, assim, entrará como ouvinte no bate-papo.

Caso queira participar da conversa como um “speaker”, é possível tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra. Se o moderador do chat aceitar a sua solicitação, você também poderá participar da conversa discutindo com os demais participantes do grupo.

O limite máximo de membros para o bate-papo é de até 5 mil participantes até o momento, e os clubes não ficam mais visíveis na plataforma assim que os chats ao vivo terminam. Você também pode começar uma nova sala no Clubhouse: basta tocar em “Criar sala” e indicar os membros que participarão da conferência.

  • 3. Como convidar no Clubhouse e como conseguir convite?

Como o app ainda está em fase de testes, só é possível entrar no Clubhouse após receber um convite de alguém que já é membro. Cada novo integrante que começa a usar o Clubhouse ganha mais dois convites para enviar para os amigos. Para convidar um contato para a rede social, você deve abrir o app e tocar sobre o ícone de envelope no menu superior da tela.

Em seguida, você pode verificar quantos convites ainda estão disponíveis, seguido de uma lista com seus contatos. Para convidar um deles, basta tocar sobre o ícone ao lado de seus nomes que um link para cadastro será enviado para o contato via SMS.