Coletivo Feminista ‘As Amazonas’ realiza encontro híbrido sobre lutas das mulheres da Amazônia

O evento aborda temas sobre as lutas das mulheres da Amazônia (Divulgação)

31 de março de 2022

21:03

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – Nesta sexta-feira, 1, e sábado, 2, o coletivo Feminista ‘As Amazonas’ realiza o 2º Encontro de Mulheres AS AMAZONAS: Raça, corpo, saberes e luta do feminismo amazônico. O evento aborda temas sobre as lutas das mulheres da Amazônia.

Para a REVISTA CENARIUM, uma das organizadoras do evento, Ana Vitória, explica que será um momento de levantar vozes, organizar e partilhar a luta das mulheres e do feminismo amazônico.

“Discutiremos nossas lutas e, principalmente, os meios que encontramos para lidar com os desafios oriundos do machismo e racismo estrutural. Partilhar juntas da construção diária da resistência feminina amazônica, que é tão diversa como a nossa floresta”, disse Ana.

Para isso, o Coletivo convida todas as mulheres para um momento de construção de diálogos acerca da pluralidade dos femininos amazônicos, da violência de gênero e da importância das mulheres nos espaços políticos e de poder no País. “Juntas queremos demarcar nossas vozes e pontuar questões inerentes às nossas realidades”, completa.

“Assim como nossas ancestrais, somos mulheres que questionam o patriarcado, reivindicando justiça social, étnica e de gênero. Somos oriundas da grande mãe Manaó, mulheres que aprenderam a transgredir e que reivindicam os protagonismos de suas próprias histórias”, defende a organizadora.

Participações

Ana explica que o objetivo é que ‘As Amazonas’ criem cada vez mais raízes. “O encontro é para jogar cada vez mais sementes, que As Amazonas seja um coletivo que acolhe mulheres de todas as gerações para se fortalecer e se ampliar futuramente”, disse.

O Encontro contará com rodas de conversas e mesas de diálogo e será realizado de forma híbrida, sendo o primeiro dia de evento virtual e o segundo de forma presencial no Centro do Empreendedor Indígena Yande Muraki.

Participarão do evento, a secretária Nacional de Mulheres do PT e idealizadora do Coletivo As Amazonas, Anne Moura; a jornalista e Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Ufam, Ivânia Ribeiro; a ativista do Instituto Feminismos, Keully Leal; a pesquisadora, mestranda, ativista e coordenadora da Rede de Articulação de Juventudes-Repam/RO, Jama Wapichama; dentre outras.

Programação:

1º Dia: Online – 18h00 às 20h00

ABERTURA: Raça, corpo, saberes e a luta do feminismo amazônico.

Mediação: Anne Moura – Secretária Nacional de Mulheres do PT e idealizadora do Coletivo As Amazonas

Convidadas:

Keully Leal – Ativista do Instituto Feminismos

Ivania Ribeiro – Jornalista e Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Ufam

Jama Wapichana – Pesquisadora, Mestranda, Ativista e Coordenadora da Rede de Articulação de Juventudes-Repam/RO

2º Dia: Sede de Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Manaus

Endereço: Avenida Constantino Nery, 1029.

Mesa 1: A comunicação pelo olhar das mulheres.

Horário: 10h00 às 12h00

Mesa 2: A Economia Feminista e os desafios das mulheres que trabalham para resistir e existir.

Horário: 14h00 às 15h00

Mesa 3: Mobilizando as estruturas sociais, empoderar para ocupar.

Horário: 15h00 às 16h40

Mesa 4: Cultura e Democracia transformando a sociedade.

Horário: 18h00 às 19h30

Momento Cultural: 20h00 ás 21h00

Sarau

Intervenção Artística