Dia de Oxum: fiéis recorrem ao orixá feminino para resolver problemas financeiros e do amor

Oxum também é conhecida como Osúm, Osún ou Oxun, ela é a representação da sensibilidade, da delicadeza feminina e da paixão para motivar a essência da vida. Mamãe Oxum adora as águas calmas e é através de sua energia que ela tranquiliza os corações dos apaixonados (Reprodução/ Internet)

08 de dezembro de 2020

19:12

Victória Sales

MANAUS – Em 8 de dezembro, para os católicos, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, mas o que muita gente desconhece é que nesse dia também é comemorado o dia de Oxum, para as religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a Umbanda.

De acordo com a filha de santo Iandra Barroso, as comemorações são feitas com oferendas feitas para mãe Oxum. “Oxum gosta de perfumes, champanhe. Ela é um dos orixás das águas, ela é uma deusa que voltará para o amor”, disse.

Segundo a tradição, Oxum também é conhecida como Osúm, Osún ou Oxun. Ela é a representação da sensibilidade, da delicadeza feminina e da paixão para motivar a essência da vida. Mamãe Oxum adora as águas calmas e é por meio de sua energia que tranquiliza os corações dos apaixonados, visto que Oxum é responsável pelas uniões, e também para problemas financeiros, já que ela também é conhecida como a ‘Senhora do Ouro’.

Iandra destacou também que para as religiões de matrizes africanas, o dia 8 de dezembro representa o momento de agradecimento às bênçãos concedidas por Oxum. “Para o candomblé, ela é mais conhecida como a deusa do amor, a mãe, a deusa que acalma, que mantém o equilíbrio. Ela é um dos orixás das águas calmas”, informou.

Já para Pai Gilberto, que também agradece para a orixá, as oferendas são feitas sempre no dia 8 de dezembro. “Iemanjá é uma mãe muito poderosa, passamos o ano todo pedindo para os que chegam à nossa porta e tiramos um dia para pagar o que devemos a ela”, destacou recentemente para o portal Paraíba.

No Brasil, cada orixá foi relacionado a um santo da igreja católica, na prática que ficou conhecida como sincretismo religioso. Oxum é relacionada com Nossa Senhora da Conceição, na maior parte dos estados brasileiros. O culto da divindade, na natureza, acontece em rios e cachoeiras, e raramente às fontes de águas minerais.