Dia dos Pais: pesquisa aponta que 66% dos consumidores do Amazonas pretendem fazer compras para a data
05 de agosto de 2022
15:08
Ívina Garcia – Da Agência Amazônia
MANAUS – No próximo dia 14 de agosto é comemorado o Dia dos Pais e, no Amazonas, assim como no resto do País, o comércio se prepara para receber os consumidores. E a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) aponta que 66% dos entrevistados pretendem fazer compras para a data.
De acordo com a pesquisa do CDL-AM, a venda no Dia dos Pais deve apresentar um crescimento de 3% em relação ao ano de 2021, resultando em uma receita de mais de R$95 milhões. O questionário, realizado pela CDL entre os dias 14 a 19 de julho de 2022, consultou 897 pessoas e mostra que dentre os itens mais pensados na hora de dar presentes estão calçados (18%), vestuários (16%) e outros 15% pretendem pagar um almoço ou jantar.
Com o retorno 100% do comércio, diferente do ano passado, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, disse que está confiante no crescimento de 3%. “Esperamos que esse resultado seja real e espero que os pais possam receber o mínimo. Agora temos mais pessoas empregadas, acreditamos que o resultado reflita no comércio”, afirma Assayag.
Já os entrevistados que são pais, responderam que preferem ganhar um almoço ou jantar pago (15%), celular (14%), calçados (14%), eletrônicos (11%), perfumaria (9%), relógios (9%), roupas (9%), viagens (6%), artigos esportivos (4%) e bebidas alcoólicas (2,6%).
Em relação a quanto pretendem gastar, a maioria dos entrevistados (49%) disse que vai gastar entre R$101 e R$300. Já 38% pretendem gastar até R$100 e 13% entre R$301 e R$500. A forma de pagamento que deve ser mais usada é dinheiro (30%), seguido de cartão de crédito (27%).
A maioria dos entrevistados respondeu que pretende fazer as compras no Centro da cidade (35%), conhecido por ter lojas com produtos mais em conta e com variedade. Em seguida, 30% responderam que vão comprar em shopping centers, 14% em comércios de bairro, e empatados, com 7%, os entrevistados disseram que irão comprar em supermercados ou pela internet.
Dentre os fatores que mais influenciam na hora das compras, 18% dos entrevistados responderam que o atendimento e as promoções são o que mais chamam atenção. Seguidos por preço (15%), qualidade dos produtos (15%) e facilidade no pagamento (8%).