Diretor-presidente do Cetam, José Augusto é o convidado do ‘Cenarium Entrevista’ desta semana

O semanal vai ao ar toda terça-feira, a partir das 19h, no canal do YouTube da TV Cenarium (Reprodução/CENARIUM)

24 de maio de 2022

21:05

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – No programa CENARIUM ENTREVISTA desta semana, a jornalista Liliane Araújo recebeu o professor doutor José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O semanal que vai ao ar toda terça-feira, a partir das 19h, no canal do YouTube da TV Cenarium, traz um resumo da trajetória do profissional dedicado à educação.

Doutor em educação, políticas públicas e desenvolvimento regional pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Augusto, 52, nasceu em Manaus, é filho de empresário e pedagoga e tem a educação como base principal do próprio desenvolvimento.

Sempre gostei de desafios e estudar nos possibilita sempre aprender coisas novas. Vivi numa família de muitas pessoas ligadas à educação, a minha mãe é pedagoga, meus irmãos também atuam na área da educação, esporte e arte. Quando percebi, acabei trocando o curso que eu estava e, quando me descobri professor, fiz todos os cursos que pude fazer e me dediquei a essa profissão”, resume José Augusto.

Paixão pela escrita

O professor conta que a paixão pela escrita foi outro fator determinante para que ele se aproximasse da educação e da literatura. Exemplo disso, é o livro intitulado “Tecnologia Educacional Formação de Professores no Labirinto do Ciberespaço” segunda obra escrita pelo professor e publicada em 2021.

Atuando na área da educação à tecnologia consegui conquistar algum espaço (…) esse livro foi escrito entre abril de 2020 e fevereiro de 2021, os primeiros dez meses da pandemia. E eu, de fora, analisando como educador a influência da pandemia no mundo, no Brasil, mas, principalmente, aqui no Amazonas, nessa área da Educação” conta o professor doutor.

Jornalista Liliane Araújo e o doutor em educação, políticas públicas e desenvolvimento regional José Augusto
(Reprodução/CENARIUM)

Outra obra destacada por José Augusto é o livro “Escritos na Quarentena: Reflexão sobre Educação e Tecnologia”. Segundo o professor, o material se dá após uma análise da situação da educação alternativa ao redor do mundo e também, no Brasil, como resposta à ruptura da pandemia.

“Comecei a analisar também a questão do acesso à tecnologia. A gente, aqui no Amazonas, ainda tem uma estrutura precária de acesso (vídeos e conteúdos multimídias) e o livro mostra essa realidade e fala do ensino remoto, do ensino híbrido e do novo papel da educação profissional”, explica.

Gestão e educação

Com trinta anos dedicado à gestão pública, José Augusto de Melo Neto atuou como professor do Estado, participou de projetos na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), e foi, inclusive, o primeiro diretor do Centro de Mídias da pasta e, também, secretário de Educação do Estado do Amazonas.

Na leitura do atual diretor-presidente do Cetam, o setor educacional, no Estado, tem avançado. “Está avançando em vários aspectos e vejo uma série de ações positivas do governador Wilson Lima como o Educa Mais Amazonas que tem um investimento inicial de mais de R$ 400 milhões de reais, isso é inédito. Há também um destaque para a educação profissional e isso ajuda até mesmo para a recuperação da economia”, frisa o professor.

Cetam

Durante a entrevista, José Augusto falou sobre alguns desafios do Centro de Educação Tecnológico. Segundo o diretor-presidente, as escolhas das grades dos cursos oferecidos é uma delas. Com o catálogo de cursos passando por uma renovação, o Centro de Estudos já alcança a marca de 500 opções de cursos disponíveis aos jovens estudantes.

Pela segunda vez à frente do Cetam, José ressalta: “Hoje, a gente tem de 8 a 9 mil pessoas, estamos reformando uma escola na Zona Leste, nos municípios do interior e também estamos trabalhando em laboratórios, equipamentos e em melhores condições para o aluno. Inclusive, mês passado, inauguramos a primeira escola do Alto Solimões, lá em Benjamim Constant”, afirma, e enfatiza:

Eu acredito naquilo que eu faço, acredito na minha equipe e nas oportunidades que nós temos”, salienta José Augusto. Para assistir a entrevista completa e outros pontos abordados durante o bate-papo acesse a TV CENARIUM no YouTubeAlém deste episódio, todas as outras entrevistas e programas estão disponíveis no canal.