Dom Sergio Castriani, arcebispo emérito de Manaus, é levado para UTI após sofrer infarto

De acordo com a assessoria da arquidiocese, o quadro de Dom Castriani é estável (reprodução/Divulgação)

28 de fevereiro de 2021

15:02

Bruno Pacheco

MANAUS – O arcebispo emérito de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani, de 66 anos, foi internado neste fim de semana em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital, após sofrer um infarto. Segundo nota da assessoria de comunicação da arquidiocese, o líder religioso encontra-se sedado e estável.

Dom Sergio Castriani foi hospitalizado na manhã de sexta-feira, 26, por conta de uma infecção urinária. De acordo com a arquidiocese, exames constataram um quadro elevado da doença e ele foi medicado. “Na noite de sexta-feira para sábado sofreu um infarto, sendo levado para a UTI”, diz a nota da igreja católica que pediu orações para o arcebispo.

É a segunda vez que o arcebispo é internado em fevereiro. A primeira ocorreu no começo do mês, por suspeita de Covid-19. Os testes para o novo coronavírus, no entanto, deram negativos. Sobre a nova hospitalização, a assessoria da arquidiocese informou à REVISTA CENARIUM neste domingo, 28, que ainda não há previsão de alta de Dom Sérgio.

Veja, na íntegra, a nota arquidiocese de Manaus sobre o quadro de saúde de Dom Sergio Castriani:

Pedidos de orações

Nas redes sociais, autoridades e membros da comunidade católica enviaram mensagens para os fiéis em apoio ao líder religioso. O bispo italiano em Cruzeiro do Sul, no Acre, Dom Flavio Giovenale, e o deputado federal José Ricardo (PT) escreveram no Facebook que estão em oração por Dom Sergio Castriani.

“Que tudo ocorra bem nesta caminhada e que em breve esse grande homem de Deus possa estar entre nós. Saúde, Dom Sergio Castriani”, publicou o parlamentar. “Em oração por Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus”, disse Flavio Giovenale.

Parkinson

Há dois anos, o Dom Sergio Castriani deixou o cargo de arcebispo à disposição da igreja católica para cuidar da saúde. O líder religioso enfrenta o Mal de Parkinson há, pelo menos, seis anos. A doença causa danos às células nervosas do cérebro e fazem com que os níveis de dopamina caiam, afetando o movimento e ocasionando tremores no indivíduo.

Novo Bispo

Ao Papa Francisco, em maio de 2019, Castriani disse que a igreja poderia ficar à vontade para tirá-lo do posto se assim julgasse necessário. O pedido de renúncia foi aceito no final de novembro pelo Papa Francisco. Na ocasião, pontífice nomeou Dom Frei Leonardo Steiner como o novo arcebispo de Manaus.