Menu

Esportes Dupla amazonense vence Mundial de Beach Tennis na ‘categoria avançada’, na Espanha

Vitória no Mundial de Beach Tennis realizado em Barcelona, Espanha (Divulgação)
Eliziane Paiva – Da Agência Amazônia

MANAUS – Os atletas amazonenses Janaina Chagas e Erick Cavalcante venceram a 21ª edição do Campeonato Mundial de Beach Tennis, no domingo, 3, em St. Carles de La Rapita, na Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

Participando pela primeira vez da competição e depois de dois meses de treinos intensos, a dupla volta para casa com a medalha de ouro garantida após a conquista do primeiro lugar na “categoria avançada”, sendo apenas uma modalidade abaixo da “categoria profissional”.

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, Janaína Chagas conta que a emoção em conquistar a medalha de ouro em competição no exterior é única. “O sentimento, de fato, é de muita alegria, de muita emoção, eu já fui atleta de muitas modalidades e ser convocada para a seleção brasileira, trazer um título internacional, e poder, realmente, levar a bandeira do Amazonas, do Brasil, vestir a camisa da seleção, é algo que todos os atletas do mundo gostariam”, disse a atleta.

A atleta Janaína Chagas em Barcelona, Espanha (Reprodução)

Para a dupla Erick Cavalcante, o esporte está ganhando espaço e atraindo cada vez mais adeptos. “O beach tennis é um dos esportes que mais tem crescido no Amazonas, no Brasil e no mundo e já está sendo cogitado para as Olimpíadas. Trazermos essas medalhas demonstra que os atletas amazonenses podem disputar de igual para igual com atletas do mundo todo”, comentou.

Vitória no Mundial de Beach Tennis realizado em Barcelona, Espanha (Divulgação)

E ainda durante a competição, outros atletas amazonenses trouxeram medalhas, contribuindo, assim, para a delegação brasileira ser consagrada campeã geral do mundial; no total foram 12 ouros, 6 pratas e 17 bronzes para o Brasil.

O esporte

O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravena, na região da Emília-Romanha, Itália, mas foi em 1996 que começou a se profissionalizar. Atualmente, o esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badmínton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.

De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o beach tennis é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.