‘É importante o ano inteiro’, diz publicitária sobre empresas que declaram apoio ao mês do orgulho LGBTQIA+

(Reprodução/alexbernardes)

27 de junho de 2021

16:06

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Junho, o mês voltado para celebração do orgulho LGBTQIA+, já está quase no fim e, durante este período, grandes empresas e marcas declararam abertamente apoio e aderiram às cores que representam a comunidade em suas identidades visuais.

Marcas como  Havaianas, O Boticário, Uber, Natura, Itaú, Burger King, Melissa, Renner, dentre outras, se aliaram ao ativismo LGBTQIA+.

Para a publicitária Taíz Alfaia Pacheco, de 27 anos, a iniciativa cada vez mais presente nas corporações é uma ferramenta poderosa que auxilia no combate ao preconceito presente na sociedade que compõe grande parte o público consumidor dessas empresas.

“Querendo ou não, quando as marcas apoiam a comunidade, eles atingem uma grande quantidade de pessoas, pois cada empresa tem seu público-alvo muito grande e, se cada uma fizer sua parte de levantar e disseminar essa causa, pessoas de diversos perfis acabam sendo alcançadas. Todo mundo come, compra roupa, sapato, usa cosmético, pratica algum tipo de esporte e, de certa maneira, consome e abre mais mente em relação ao assunto”, avalia Taíz.

Empresa de aplicativo móvel, Uber aderiu às cores da bandeira LGBTQIA+ (Reprodução/ Divulgação)

O mês termina, o orgulho não

Além de avaliar a iniciativa como profissional publicitária, Taíz se posiciona como membro e apoiadora das causas LGBTs. Ela ressalta que é necessário observar quais as corporações que de fato “vivem a diversidade”. Isso porque o mês do orgulho LGBTQIA+ termina, porém, a luta pelas causas e iniciativas em benefício da comunidade continuam.

“Mesmo com o peso que tem essas empresas declararem apoio para os LGTBS, é preciso olhar com cuidado qual é aliada de verdade e não somente no mês de junho, querendo visibilidade em cima disso. Eu sigo alguns artistas que são do meio e sei que, por diversas vezes, procuraram apoio em grandes companhias e são rejeitados por não se encaixar no “perfil” e, quando chega no mês da visibilidade são procurados. Fica aí o questionamento de o porquê durante 11 meses serem ‘esquecidos” e somente no mês de junho darem espaço para essa temática e artistas do meio”, questiona a publicitária.

Sobre o orgulho

Nesta segunda-feira, 28, é celebrado Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Queer, Transexuais, Intersexo, Assexuais), dentre possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual.

A data mundialmente comemorada marca as lutas políticas pelos direitos civis da comunidade, reconhecimento, respeito à diversidade e orgulho de ser quem é sem medo e constrangimentos.

Durante o mês se intensificam ações para a importância da conscientização mundial da inclusão e acolhimento à pluralidade e ressaltar que todos devem ter direitos iguais .