‘Efeito Juliette’: especialista explica estratégia que transformou advogada anônima em fenômeno digital

A nordestina Juliette Freire bateu recordes ao longo do programa (Reprodução/Instagram)

05 de maio de 2021

15:05

Marcela Leiros

MANAUS – Antes anônima, agora campeã do Big Brother Brasil (BBB) 21. A advogada e maquiadora paraibana Juliette Freire venceu a edição deste ano, com uma trajetória marcada por momentos inspiradores e, entre altos e baixos, conquistou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Além do valor – até o fim do programa – ela arrastou ainda uma legião de quase 24 milhões de seguidores e bateu recordes.

Mas o que a advogada fez, lá dentro ou aqui fora, que a alavancou ao estrelato? Como foi possível sair dos 4 mil seguidores que tinha no início da edição, para o número atual que não para de aumentar?

O consultor em Marketing Digital, Gabriel Araújo, afirma que além da gestão das redes sociais da ex-participante – com cerca de 20 pessoas trabalhando para mantê-las atualizadas – está o fator humano. “O que favoreceu todo esse cenário foi o fator humano, porque a Karol Conká, por exemplo, tinha toda uma gestão de redes sociais, também com interação de público, mas devido à ‘vilania’ dela não teve o mesmo boom que a Juliette”, confirmou o consultor.

O perfil da paraibana no Instagram com 25,9 milhões de seguidores nesta quarta-feira, 5 (Reprodução/Instagram)

O especialista ainda indicou outros três fatores que influenciaram muito no grande engajamento nas redes sociais de Juliette. Essa métrica é a soma de interações como curtidas, comentários e compartilhamentos. De acordo com a Desbrava Data, empresa especializada em marketing, ainda no início de abril, a paraibana tinha no Instagram a taxa de 7,6% de engajamento. O número já era superior às interações de Anitta (1,7%), Manu Gavassi (1,4%) e Beyoncé (1,2%).

“Exposição: o fato dela estar num programa em rede nacional fez com que fosse vista. Fator humano: ações, reações, frases dela em meio aos acontecimentos que lhe fizeram conquistar o apoio da massa. Karol Conká: a criação de um vilão fez com que se potencializasse a necessidade de um mocinho, por isso o crescimento dela se deu de forma mais rápida. Na internet, as pessoas gostam de se envolver em embates x versus y, onde geralmente se posicionam”, detalhou o consultor.

Recordes

A trajetória da advogada no BBB21 foi marcada por uma sucessão de recordes. Na noite dessa terça-feira, 4, Juliette bateu um recorde de quase 20 anos. Com 90,15% dos votos, a paraibana se tornou a vencedora com o maior percentual de votos em uma final tripla desde Kleber Bambam (68%), vencedor da primeira edição do programaNa disputa com Juliette, em segundo lugar ficou Camilla de Lucas, com 5,23% dos votos, e Fiuk em terceiro, com 4,62%.

Juliette Freire venceu o Big Brother Brasil 21 com 90,15% do favoritismo (Reprodução/TV Globo)

A campeã também superou a cantora pop norte-americana Billie Eilish na madrugada desta quarta-feira, 5, no Instagram. A publicação que anunciava a vitória da advogada e maquiadora recebeu um milhão de curtidas em apenas 3 minutos. O recorde de Billie Eilish era de um milhão de likes (curtidas) na rede social em apenas 5 minutos.

Juliette ainda se tornou a segunda BBB mais seguida do Instagram, superando Grazi Massafeira, que tem 23,4 milhões de seguidores. Com os atuais 25,9 milhões, a nova campeã do reality show está atrás apenas de Sabrina Sato com seus 29,6 milhões.