Em abertura da ‘Pra Sambar Tem que Vacinar’, governador do AM prevê Carnaval em abril de 2022

O governador do Amazonas, Wilson Lima, na abertura da campanha "Pra Sambar Tem que Vacinar". (Diego Peres/ Secom)

05 de fevereiro de 2022

13:02

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), falou, na manhã deste sábado, 5, que estuda a possibilidade de adiar as festas de Carnaval no Estado para abril, período em que se prevê que a terceira onda da Covid-19 estará mais branda. Na abertura da campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar”, que ocorreu na Quadra da Escola de Samba Grande Família, na zona Leste de Manaus, Wilson Lima afirmou que o governo está “acompanhando a proposta” enviada pela Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma).

“Estamos estudando uma proposta que foi encaminhada pela Ageesma, que é a possibilidade de ter o Carnaval em abril. Mas a gente vai depender do apoio de todo mundo, porque quanto mais a gente vacinar, quanto antes teremos Carnaval”, explicou.

O governador ainda lembrou que a celebração do Carnaval não visa apenas o entretenimento, mas é imprescindível, também, para a geração de renda. “O Carnaval não é só diversão por diversão, tem uma participação significativa na nossa história, porque ajuda a contar como é que a gente chegou a ser Brasil, e ajuda a manter vivas as tradições, além da geração de emprego e renda já que muitas pessoas sobrevivem do Carnaval”, acrescentou ainda.

Campanha

Os pontos de vacinação da campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar” estarão disponíveis nas quadras das agremiações das escolas de samba Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Vitória-Régia, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Grande Família e Sem Compromisso. Serão oferecidas 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço.

As quadras de oito escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus estarão de portas abertas, das 9h às 16h, neste sábado, para receber a população para a vacinação contra a Covid-19. A estimativa é que aproximadamente 5 mil pessoas compareçam aos locais de vacinação.

Capitais adiam Carnaval

Enquanto o Amazonas avalia a realização do Carnaval em abril, outras capitais já confirmaram os festejos oficiais para daqui a três meses. Os desfiles de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro foram adiados para fim de abril, conforme anunciaram no mês passado os prefeitos Ricardo Nunes (MDB-SP) e Eduardo Paes (PSD-RJ). De acordo com eles, o principal motivo para a nova data do Carnaval é a explosão recente de casos de Covid-19.

Os desfiles serão no feriadão de Tirandentes, em 21 de abril. Ainda não foi divulgada as datas exatas de apresentação de cada escola de samba. Tradicionalmente, os desfiles cariocas ocorrem no sábado e no domingo, enquanto os paulistanos são na segunda e na terça. A informação foi antecipada pelo Jornal O Globo.