Em Manaus, congestionamento por morte de tamanduá em via pública causa acidente fatal

Tamanduá atravessa em via pública (Reprodução/Meus Bichos)

11 de julho de 2023

21:07

Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Um congestionamento causado pela morte de um filhote tamanduá em via pública, na avenida Rodrigo Otávio, Zona Leste de Manaus, próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, provocou um acidente de trânsito que culminou na morte de um mototaxista no fim da tarde desta terça-feira, 11.

De acordo com policiais militares da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a vítima foi identificada como Alan Kardec, de idade não revelada. O passageiro que o acompanhava foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com ferimentos leves, e levado ao hospital.

À polícia, testemunhas relataram que, devido à lentidão do tráfego na área, três carros colidiram em sequência e o mototáxi bateu na traseira de um veículo modelo Chevrolet Onix de cor preta. Com isso, ele se desequilibrou, caiu e teve a cabeça esmagada por um ônibus do transporte coletivo que não conseguiu frear a tempo.

Vítima de acidente fatal era mototaxista (Reprodução)

O corpo do filhote de tamanduá foi removido para o acostamento da via após o acidente. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) foram acionados para controlar o trânsito na região, que ficou ainda mais comprometido por conta do horário de pico.

Resgate de animais silvestres

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou 114 animais silvestres, em diversas zonas geográficas de Manaus, o que corresponde à média de 28 bichos por mês. O CBMAM atende a ocorrências desse tipo também por meio do número 193.

“Nossos bombeiros são altamente preparados para as ocorrências de resgate e captura de animais em qualquer circunstância (…) os animais silvestres são resgatados e devolvidos ao seu habitat natural, com exceção daqueles que apresentam algum ferimento. Nesses casos, são entregues ao Ibama para os devidos cuidados veterinários”, reforça o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz.