Em Manaus, esquenta da ‘Parada do Orgulho LGBTQIA+’ acontece neste domingo, 1º de maio

Registro na Parada LGBTQIA+ na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus (Reprodução/Divulgação)

28 de abril de 2022

20:04

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ (APOLGBT) vai promover um esquenta neste domingo, 1º de maio. O evento antecede a 22ª parada oficial prevista para ser realizada no mês de junho. O esquenta começa a partir das 17h, entre a Avenida Eduardo Ribeiro e a Rua 24 de maio, Centro, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a presidente da Parada do Orgulho LGBT Manaus, Bruna La Close, a realização do evento conta com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH).

“Estamos com força total, retornamos às ruas de forma cultural. Isso é agradecer e festejar pela vida e orgulho de quem somos, venham todos celebrar conosco”, convoca Bruna.

Bandeira LGBTQIAP+ (Reprodução/Internet)

Programação

Segundo a presidente, durante a pré-parada haverá a escolha das personalidades lésbicas, gay, drag, travesti, homem e mulher trans que serão representantes da 22ª edição do evento. “Estamos felizes com essa retomada. Ano passado fizemos nossa parada com todos os cuidados sanitários, mas agora, a situação em relação à pandemia está mais controlada e isso nos anima”, destaca.

“A sensação é simplesmente de alegria e alívio, a pandemia nos vetou quase que completamente, de manter nossas atividades, pois muitos dos artistas LGBTQIA+ dependem dos eventos realizados pela associação para tirarem seu sustento. Hoje, sinto que estou trazendo as cores e a alegria para a rua e para a vida da nossa comunidade”, afirma La Close.

Além da celebração da vida, Bruna enfatiza que os eventos LGBTQIA+ são uma forma de conscientizar e educar a população e a comunidade quanto às lutas, o respeito e aos direitos dessa parte da população promovendo a diversidade como um todo.