Em Manaus, irmã de prefeito assume secretaria de Educação no lugar do ex-deputado Pauderney Avelino

Pauderney deixa o cargo para concorrer a um sétimo mandato como deputado Federal e Dulce Almeida deixa Fundo Manaus Solidária (Arte: Isabelle Chaves/Cenarium)

16 de março de 2022

18:03

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – A irmã do prefeito de Manaus David Almeida e atual titular do Fundo Manaus Solidária (FMS), Dulce Almeida será a nova responsável pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A pasta recebeu maior parte dos investimentos destinados à capital do Amazonas, em 2022, com um orçamento de R$ 1,860 bilhão.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Manaus, em nota, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) de Manaus, nesta quarta-feira, 16. A Prefeitura de Manaus informou que a partir do próximo dia 28 deste mês Dulce assumirá a pasta. Atualmente, a Semed tem como atual responsável Pauderney Avelino (União Brasil).

A notícia foi publicada na própria página da prefeitura (Reprodução)

A justificativa para deixar a pasta, ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação do Município, é em virtude da desincompatibilização de Pauderney em cumprimento à Legislação Eleitoral.

A REVISTA CENARIUM apurou que Avelino deixará a secretaria para se candidatar nas eleições deste ano ao cargo de deputado Federal, almejando o seu sétimo mandato na Câmara, em Brasília. O secretário Pauderney Avelino esteve à frente da secretaria também em 2013.

Ainda não se sabe quem ocupará a vaga deixada por Dulce, no Fundo Manaus Solidária, mas a prefeitura salientou que em um momento oportuno será informada a nova titularidade da autarquia.

Na publicação que anunciou a nova gestão, a Semcom afirma que Dulce Almeida é professora de carreira em escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus . Pós-graduada em Arte e Multimídia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação em Gestão Pública, atualmente é mestranda do curso de História da Educação.

Sobre a Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem suas origens na década de 70 e, atualmente, mantém vínculos com os conselhos municipais de Alimentação Escolar (CMAE) e o de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb).

Para o ano de 2022, a Semed possui 27 planos de metas e 57 planos estratégicos. Entre eles, destaca-se o objetivo de erradicar as condicionantes da violência, nas escolas, em até 100%, através do Projeto de Escolas Cívico-Militares, até dezembro de 2022, entregar 5 Creches e Pré-Escolas, até dezembro de 2022, e transformar 30 escolas em espaços culturais, para as comunidades, nos finais de semana, até dezembro de 2022.