Em RR, dirigentes de quadrilhas denunciam organização do Arraial do Anauá; ‘Não atendem os nossos pedidos’

Quadrilhas juninas e shows de artistas atraem público na quarta noite de arraial (Secom)

29 de junho de 2022

14:06

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

BOA VISTA – Os dirigentes de quadrilhas que estão participando do São João do Anauá, promovido pelo Governo de Roraima, divulgaram vídeos nas redes sociais nesta quarta-feira, 29, reclamando da atitude da organização do evento com as quadrilhas e visitantes que vão prestigiar as apresentações. Segundos os dirigentes, as apresentações param durante 1h30 para os shows de artistas nacionais, o que acaba atrasando os espetáculos, e outra situação que incomoda é a falta de auxílio no transporte dos materiais até ao parque.

Com o tema “São João do Anauá – a Alegria Está de Volta”, o evento ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho, com diversas programações culturais, comidas típicas e a queima de fogos, sendo que a novidade desta edição são os fogos de artifícios silenciosos. A reportagem entrou em contato com a assessoria de Comunicação do Governo de Roraima, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

A AGÊNCIA AMAZÔNIA teve acesso a dois vídeos de dirigentes. O primeiro mostra os desafios que a agremiação Filhos do Macunaima enfrentou para chegar, no dia 26 de junho, até o evento para se apresentar. No vídeo gravado por Ricardo Bolacha, dirigente da quadrilha, são exibidas as péssimas condições da estrada.

“Quero registrar aqui a total falta de respeito, a total falta de valorização da cultura por parte do governo do Estado e Secretaria de Cultura. Infelizmente, secretários e diretores não atendem aos nossos pedidos e nossos anseios. Essas pessoas estão lá, não entendem da cultura, não são fazedores de cultura e não valorizam a cultura de quadrilha junina. Então, a gente tem que passar essa humilhação para chegar até a nossa apresentação. Diferente da Prefeitura de Boa Vista, valorização total senta com os grupos, vê quais são os nossos anseios e atende”, desabafou Ricardo.

Paralisação das quadrilhas

Outra reclamação por parte dos dirigentes de quadrilhas é que durante as apresentações dos artistas nacionais, as encenações precisam ser paralisadas para acompanharem os shows. Segundo os dirigentes, tudo fica parado por 1h30, o que acaba atrasando os espetáculos e acaba entrando pela madrugada. Um vídeo foi gravado nessa terça-feira, 28, no local onde as quadrilhas se apresentam.

Uma unanimidade entre os dois dirigentes são os elogios à atenção dispensada pela organização da Prefeitura de Boa Vista às quadrilhas. O evento de Boa Vista, conhecido como o maior arraial da Amazônia, ocorreu entre os dias 11 e 18 de junho e contou com shows de artistas nacionais.

Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Cultura e Turismo informou que, em relação à pausa nas apresentações das quadrilhas, durante os shows dos artistas nacionais, foi uma medida adotada para evitar qualquer tipo de prejuízo às agremiações juninas em suas exibições.

Sobre a logística, a Secult ressaltou que o Governo de Roraima repassou, por meio de convênio com a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), R$1 milhão para beneficiar os 28 grupos juninos que estão se apresentando no São João no Parque Anauá.

O recurso foi repassado para garantir a criação, a formatação, a produção das apresentações e também o deslocamento até o local do evento, ou seja, o tablado do Parque Anauá. Além disso, serão investidos ainda R$100 mil para a premiação das quadrilhas campeãs.

*Matéria atualizada no dia 01/07/2022 às 18h34 para atualizar o posicionamento do governo de Roraima