Em três dias, evento de tecnologia movimentou setor bioeconômico da Amazônia em Manaus

ExpoAmazônia Bio&Tic (Divulgação)

03 de julho de 2022

12:07

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Com mais de 16 mil visitantes, a primeira edição da ExpoAmazônia Bio&Tic encerrou-se nesse sábado, 2, com inúmeros investimentos fechados, melhora no networking das empresas e com a promessa de alavancar os setores da tecnologia, do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia na Amazônia.

Durante os três dias de evento, a feira proporcionou 80 palestras com 120 palestrantes no total. O balanço de investimentos ainda não foi divulgado pela organização, mas a previsão é de que R$ 20 milhões em negócios e pré-investimentos tenham sido movimentados.

Em entrevista à AGÊNCIA AMAZÔNIA, Vania Thaumaturgo, diretora-presidente da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), disse estar satisfeita com o resultado do evento. “A sensação é de conseguir ter atingido os objetivos de ter a satisfação de ter realizado um evento que trouxe uma energia muito bacana para o ecossistema, de ter ouvido das pessoas que gostaram demais e também do feedback em relação a essa questão de juntar dois ecossistemas, tanto de tecnologia da informação e comunicação quanto de bioeconomia e biotecnologia”, comentou

Vânia pensa o mesmo que o atual gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro. Ele diz acreditar que o evento trouxe bons frutos para a região. “Deu muito certo essa junção e foi muito boa a receptividade do público, do ecossistema, dos empreendedores que conseguiram fazer bons negócios. Nós vimos também várias parcerias sendo firmadas, por isso para gente foi um grande sucesso e estamos muito satisfeitos com esse resultado”, diz.

ExpoAmazônia Bio&Tic (Divulgação)

Aldo Evangelista, representante da comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comentou sobre a exposição. “Foi muito bom não só pelo networking com as demais empresas e startups que estão aqui no evento, mas pelo público em geral que estava visitando a feira e pararam no estande aqui conosco. Alguns para entender sobre a comissão e outros surpresos por ver a OAB aqui. Dentro da comissão de direito digital tem a discussão com relação à tecnologia e a bioeconomia e em como conectar isso com as tecnologias digitais.”

Essa primeira edição, planejada desde fevereiro pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ocorreu do dia 30 de junho ao dia 2, no Centro de Convenções Vasco Vasques, e abre porta para novos eventos do tipo no local.