Enquanto Manaus possui apenas estratégias, Prefeitura de Belém, no PA, já tem plano de vacinação em vigor

Profissionais da Saúde de Belém terão prioridade no plano de vacinação (Divulgação)

18 de janeiro de 2021

11:01

Gabriel Abreu

MANAUS – Diferentemente da capital amazonense, que ainda há apenas estratégias sendo levantadas sobre a imunização contra Covid-19 pela Prefeitura de Manaus, a Prefeitura de Belém já está com plano de vacinação em andamento. Em Belém, serão imunizados nesta segunda-feira, 18, apenas os profissionais de saúde, após o governo federal reduzir o número de vacinas destinados à cidade de Belém. A informação foi divulgada por meio de um comunicado da prefeitura nas redes sociais.

“Nesta primeira fase de vacinação contra a Covid-19, serão vacinados apenas os profissionais de saúde. Isso porque o Governo Federal reduziu o número de vacinas destinadas ao Estado do Pará e à cidade de Belém. Assim que chegarem novos lotes de vacina, os novos grupos a serem vacinados, serão avisados”, afirma trecho do comunicado.

Inicialmente, a vacina será destinada aos profissionais de saúde e uma equipe de distribuição irá até as unidades de saúde, aplicando as 20 mil doses disponíveis. Os profissionais de saúde elegíveis com prioridade na vacinação são os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e todos os profissionais em combate direto ao novo coronavírus, além dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemia.

Em outro trecho, a Prefeitura de Belém informou que a população deve ficar atenta às informações disponibilizadas no Plano Belém Vacinada contra a Covid-19.

“Portanto, fique atento às próximas informações sobre as datas de vacinação. O Plano Belém Vacinada seguirá em suas demais fases assim que novos lotes forem entregues, começando pelos grupos prioritários e avançando até imunizarmos todas as pessoas”, finaliza a nota.

Plano em Belém

O número estimado de doses que seriam trazidas para o Pará era de 324 mil, porém, esse número foi reduzido para 124 mil. Devido a esta redução, a prioridade inicial está focada nos profissionais da linha de frente da saúde. A prefeitura de Belém afirmou estar preparada para liberação do Plano de Vacinação do Município tão logo o Governo Federal e Governo do Estado sinalizem o início da ação cooperada.
 
Segundo o prefeito  Edmilson Rodrigues (Pros), inicialmente 8 milhões de doses estão sendo distribuídas no Brasil, com a segunda leva de distribuição prevista para fevereiro, quando mais 38 milhões de doses serão entregues e os próximos grupos prioritários vacinados, com foco em idosos com mais de 80 anos.

Manaus segue sem plano

Após um documento intitulado “Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19” circular na manhã desta segunda-feira, 18, nas redes sociais, a Prefeitura de Manaus esclareceu que a informação se trata de fake news.

“Trata-se de uma proposta de planejamento apresentada ainda no ano passado (2020), feita com informações disponíveis à época, já defasada diante da realidade atual. A divulgação desse documento pode gerar desinformação na população, que anseia pela imunização contra essa doença”.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que fechará o plano de vacinação para a capital amazonense de acordo com a quantidade de doses que serão repassadas pelo Governo do Amazonas e definirá as prioridades após portaria do Ministério da Saúde.