Especial | Gestão em pauta – Incentivo à cultura

11 de junho de 2022

13:06

Gabriel Abreu — Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) — O setor cultural recebeu grandes investimentos durante as gestões da ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Entre as marcas de seu governo estão a entrega do Teatro Municipal de Boa Vista, os investimentos em festas tradicionais e na Corrida Internacional 9 de Julho. A Cultura esteve incluída entre as prioridades de sua gestão.

As festas tradicionais da cidade ganharam uma atenção diferenciada. Em Boa Vista, acontece, anualmente, “O Maior Arraial da Amazônia”, o Carnaval e o espetáculo “Natal da Paz”. Essas festas movimentam a economia da cidade, lotam o setor de hotelaria, beneficiam os segmentos de transportes, prestadores de serviços, costureiras, ambulantes e comerciantes em geral.

Teatro Municipal 

Um marco para a cultura de Boa Vista foi a entrega do Teatro Municipal de Boa Vista, em 2017, com um palco de 620 metros quadrados, seguindo as especificações internacionais para espaços cênicos, como piso em carpete, paredes revestidas de madeira e teto com placas acústicas, além de saídas de incêndio laterais. A entrega do teatro marcou um novo momento na cena artística de Roraima, que conta com um grande espaço para a apresentação de espetáculos musicais, teatro, dança e outros movimentos culturais.

O prédio conta, ainda, com um “teatro escola” de 166 lugares, que dá suporte aos cursos de artes cênicas e música desenvolvidos em quatro salas de aula. O espaço possui o sistema de energia solar mais moderno do País, que gera 90% da energia que alimenta o teatro.

O teatro é um prédio imponente e moderno, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, no bairro São Vicente. O espaço conta com sala de espetáculos com 1.100 lugares e espaço para exposições, pronto para receber espetáculos musicais, teatrais, de dança e outros movimentos culturais. É comparado a grandes teatros em cidades como Berlim, Paris e Londres, reconhecidas mundialmente como centros culturais.

O teatro possui, ainda, estilo arquitetônico moderno e alta tecnologia dos equipamentos de cena, como as máquinas de luz, som e imagem, além de palco com fosso para orquestra sinfônica. Além disso, a marca do teatro foi inspirada em grafias do povo Yanomami, que ocupa a maior terra indígena do Brasil, grande parte localizada no Estado de Roraima. São quatro grafismos que representam os quatro sentidos dos seres humanos: visão, audição, tato e paladar.

O espetáculo Natal da Paz já se tornou tradição em Boa Vista (Foto: Fernando Teixeira)

Natal da Paz

Outro importante evento realizado em Boa Vista é o Natal da Paz, que nasceu na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, com a proposta de reunir as famílias para um momento especial, onde a mensagem natalina contagiasse a todos os corações, além de sempre encher a todos de esperança quanto ao novo ano que virá em seguida.

“Começamos esse trabalho lá atrás e ele foi crescendo a cada ano, transformando-se em uma verdadeira tradição. É um momento mágico, onde reunimos as famílias para transmitir essa mensagem de esperança e renovação que o espírito natalino representa”, disse a ex-prefeita.

O Natal da Paz acontece todos os anos no bairro Pintolândia, um dos mais afastados do Centro, que reúne, pelo menos, 15 mil pessoas para assistir ao espetáculo com a participação de centenas de integrantes de projetos sociais do município.

Mais que entretenimento, o Natal da Paz também representa geração de emprego e renda para diversos profissionais da cultura envolvidos direta e indiretamente no espetáculo, incluindo desde os montadores da estrutura do palco, a maquiadores e coreógrafos.

Mais de 400 pessoas participam do processo de criação e idealização desse grande espetáculo. Além disso, vários comerciantes aproveitam a data para faturar uma renda extra.

Corrida internacional 9 de julho

Há, ainda, a Corrida Internacional 9 de julho. A atividade faz parte do calendário municipal de eventos em comemoração ao aniversário de Boa Vista, que, neste ano, completará 132 anos. A competição é considerada a maior de Roraima e a única da Região Norte reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), integrando o Calendário Nacional de Corrida de Rua da Caixa/CBAt.

Cultura na pandemia

Além de fomentar o setor da cultura com eventos, a ex-prefeita Teresa Surita incentivou projetos que beneficiam a ocupação dos espaços públicos com shows de artistas locais nas praças. Esses artistas participam de editais de Cultura e recebem cachês para realizar apresentações culturais.

Durante a pandemia, quando o comércio precisou ser fechado e os eventos ficaram impossibilitados de acontecer, a Prefeitura de Boa Vista garantiu a renda de cerca de 5 mil profissionais da cultura, com o pagamento de cachês para shows on-line. Também realizou, de forma virtual, o Boa Vista Junina, garantindo a renda de quem sobrevive dos eventos.