‘Estamos em alerta’, diz prefeito do interior do AM após aumento de 700% de internações por Covid-19

Prefeito Junior Leite em reunião com autoridades de saúde do município (Divulgação/ Prefeitura de Maués)

29 de dezembro de 2020

12:12

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito reeleito de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), Junior Leite (Pros), disse nessa segunda-feira, 28, que o município está em alerta devido à segunda onda do novo Coronavírus no Amazonas e ao aumento de internações no hospital da cidade, que subiu em 700% somente nas últimas 36 horas. Segundo ele, foram internadas sete pessoas nesse período e o número de hospitalizados na unidade hospitalar de Maués subiu um para oito.

O município tem 2.279 casos confirmados da Covid-19, sendo 49 mortes registradas até essa segunda, segundo recente boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

“Estamos em alerta devido à segunda onda do coronavírus. Só nas últimas 36 horas, subiu de um para oito o número de internados no Hospital de Maués e isso é extremamente preocupante. Não podemos permitir que cheguemos ao limite, assim como já está acontecendo nos hospitais da capital”, escreveu o prefeito, em uma publicação no Facebook.

Junior Leite disse ainda que já determinou, por meio de decreto municipal, o cancelamento de grandes eventos até o dia 12 de janeiro para evitar aglomerações nesse intervalo de tempo e, consequentemente, um possível colapso na saúde local. “Conto com a compreensão da população nesse momento de alerta e de luta contra esse vírus. A prevenção ainda é o melhor remédio”, finalizou.

Covid-19 no Amazonas

Nessa segunda-feira, 28, o Amazonas chegou a 196.754 casos confirmados da Covid-19. Segundo o boletim da FVS-AM, foram confirmados 16 óbitos por Covid-19, sendo seis ocorridos no domingo, 27, e dez encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.206 o total de mortes.

Dos 196.754 casos confirmados no Amazonas até essa segunda, 79.512 são de Manaus (40,41%) e 117.242 do interior do Estado (59,59%). Entre pacientes em Manaus, há o registro de 3.328 óbitos confirmados em decorrência do novo Coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.878.

Aumento

O aumento de internações em Maués surge em um momento onde hospitais de Manaus também registram aumento, cujas unidades públicas e particulares da capital amazonense vêm comunicando desde domingo, 27, a lotação máxima para leitos de Covid-19.

Além disso, o salto no número de hospitais com leitos ocupados com pessoas diagnosticadas com Covid-19 é notificado em meio ao novo decreto de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e que passou a valer nessa segunda-feira para capital e interior do Amazonas, com prazo se estendendo até o dia 11 de janeiro de 2021.

As hospitalizações fizeram o Governo do Amazonas antecipar a nova fase de Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) precisou dar seguimento à quarta fase do plano de abertura de leitos Covid e começou o movimento para a mudança de perfil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus.