Friagem atinge Sul do Amazonas e cidades amanhecem com temperaturas registrando 16ºC de média

19 de maio de 2022

13:05

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — A friagem que atinge o Brasil derrubou as temperaturas no Amazonas nesta quinta-feira, 19, especialmente em cidades do Sul do Estado, como previsto pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Segundo o site ClimaTempo, nos municípios de Boca do Acre e Pauini, os termômetros chegaram a registrar 15ºC por volta das 6h desta manhã.

Veja também: ‘Friagem’ causa temperaturas mais baixas do ano em Rondônia; interior registra 8,graus

No mesmo horário, enquanto Lábrea e Humaitá registravam 16ºC, nos municípios de Envira e Eirunepé os termômetros marcavam 17ºC e 19ºC, respectivamente. Já na capital Manaus, nas primeiras horas da manhã a temperatura foi de 22ºC.

Boca do Acre registrou 15ºC na manhã desta quinta-feira, 19, segundo o ClimaTempo (Reprodução)

Para esta sexta-feira, 20, a previsão é que Boca do Acre tenha temperatura de 13ºC, com mínima registrada por volta das 8h da manhã, e máxima de 27ºC entre 16h e 18h. Em Pauini, no entanto, os termômetros devem chegar a 17ºC.

Friagem

A queda da temperatura ocorre por conta do avanço da massa de ar frio de origem polar, também conhecida como “fenômeno de friagem”, sobre as regiões mais quentes. Meteorologistas afirmam que esse deslocamento coincide com a passagem do ciclone extratropical que recebeu da Marinha o nome de Yakecan (que significa “som do céu”, em Tupi-Guarani), que já começou a se afastar do litoral brasileiro.

Nessa quarta-feira, 18, a onda de frio atípico fez cidades no Sul do País, como nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, registrarem neve pela primeira vez no ano. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a friagem continue avançando com a forte geada, pelo menos, até 25 de maio.

“As temperaturas terão quedas mais acentuadas em áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, também, no Sul da Região Amazônica, configurando o segundo episódio de friagem neste mês de maio”, destacou o instituto. O primeiro episódio de friagem do mês ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Em Santa Catarina, as cidades de Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e os distritos da região de serra registraram neve. No Rio Grande do Sul, o registro foi em São José dos Ausentes, e a chuva congelada foi observada em Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Canela.

No Paraná, neve e chuva congelada foram vistas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. No Estado, a capital Curitiba e mais 33 cidades do interior estão com alerta para neve e frio intenso.