Governador do AM autoriza ampliação de testes físicos e avaliação psicológica para concurso dos bombeiros

Wilson Lima (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

04 de agosto de 2022

15:08

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou nessa quarta-feira, 4, a autorização para que o número de candidatos aptos ao Teste de Aptidão Física (TAF) e Avaliação Psicológica seja ampliado no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Com isso, a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora, deve ampliar de três para seis vezes a quantidade de convocados para as próximas fases do certame.

“Acabei de autorizar a ampliação do corte de convocação para o TAF e a avaliação psicológica, aumentando de três para seis vezes mais a quantidade de vagas. Isso é importante porque dá oportunidade para aquele concurseiro que esperou por muito tempo, aquele que se preparou para esse certame”, declarou Wilson Lima, nas redes sociais.

O concurso público para o preenchimento de vagas no Corpo de Bombeiros é o primeiro em mais de dez anos no Amazonas e busca corrigir um déficit antigo no efetivo da tropa. Mais de 46 mil pessoas se inscreveram no certame, que teve provas realizadas em Manaus, Parintins, Humaitá e Tabatinga.

Veja também: Amazonas realiza concurso do Corpo de Bombeiros para mais de 46 mil inscritos

Para as próximas fases, com a ampliação do corte, o concurso prevê a convocação de 2.718 candidatos: 318 para os cargos de 2º tenente (nível Superior), que concorrem a 53 vagas e 2,4 mil para os cargos de soldado bombeiro (nível Médio), que tem 400 vagas.

Para o cargo de 2º tenente, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais e do estágio probatório é de R$ 12.468,18. Para o cargo de soldado, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar é de R$ 4.831,43.

Mais concurso

A ampliação do corte vem sendo requerida pelos concurseiros e parlamentares amazonenses. Em 1º de agosto deste ano, o deputado estadual do Amazonas Delegado Péricles (PL) protocolou um requerimento que solicita ao governo do Estado o aumento para seis vezes os números de vagas de convocados. Além do Corpo de Bombeiros, o parlamentar pediu que o governo também realizasse o mesmo feito para a Polícia Militar (PM-AM).

De acordo com Péricles, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, chegou a assinalar positivamente para atender a medida e o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Bonates, uniu forças ao parlamentar para mediar junto à gestão estadual.

“Estou nesta luta com os concurseiros desde o início e eles sabem disso. Antes mesmo da confirmação do concurso, eu já lutava pelo chamamento dos concursados do CBMAM de 2008 e propunha emendas que assegurassem dotação orçamentária para a realização desses certames. Não posso deixá-los na mão”, declarou o deputado. Segundo o Péricles, a proposta teve como base estudo de equipe técnica.

Em maio deste ano, o governador Wilson Lima também determinou o aumento, de três para seis vezes, no número de provas discursivas corrigidas pela Fundação Getulio Vargas, para o concurso da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).