Grupo de amigos cria ‘Boi Grelhação’, primeiro boi-bumbá da diversidade em Manaus

Brasão do Boi-Bumbá Grelhação, o primeiro boi LGBTQIA+ de Manaus (Divulgação/Boi-Bumbá Grelhação)

30 de junho de 2021

10:06

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com a missão de promover a equidade, inclusão e respeito à diversidade, um grupo de amigos, fãs de boi-bumbá e de outras manifestações folclóricas, fundou o Boi-Bumbá Grelhação. Com as cores lilás e branca e um coração colorido na testa, o Grelhação é o primeiro boi LGBTQIA+ de Manaus e simboliza a alegria da comunidade.

De acordo com o apresentador e item número 1 do boi, Ícaro Lucas, conhecido como “Ícaro das Tribos”, são ao menos 35 pessoas envolvidas para fazer o projeto, que visa falar da diversidade e cultura, dar certo.

“O boi Grelhação tem essa missão de difundir cultura, mas incentivando a igualdade, respeito. Queremos ver [heterossexuais, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou transgêneros], usando a cultura como ferramenta para combater o preconceito”, explica o integrante.

A meta é participar do Festival Folclórico de Manaus (Reprodução/ Divulgação)

Planos

Apesar da recente criação, no início deste ano, a comissão do boi lilás e branco já tem planos ambiciosos para entrar no circuito de disputas realizadas entre os bois já consagrados no Festival Folclórico de Manaus. “Queremos mais pessoas conhecendo nosso projeto. Transmitir nossa mensagem e fazer um trabalho técnico em uma bela apresentação na arena. Sabemos que é possível e vamos trabalhar para que isso aconteça”, ressalta Ícaro.

Por conta da pandemia e das dificuldades financeiras, o boi, idealizado no bairro São José 1, zona Leste de Manaus, está de portas abertas aos que desejarem ajudar no projeto. Segundo Ícaro, toda ajuda é bem vinda, tanto financeira quanto material. O que for arrecadado será usado na confecção das indumentárias.

Para contatar os responsáveis basta acessar o Instagram @boigrelhaçãooficial ou pelos números (92) 99285-7183 e (92) 98484-6743 e falar com Luan passos, vice-presidente do Grelhação. Outra forma de contribuir é participando da feijoada de lançamento que vai acontecer no próximo dia 04 de julho, a partir das 11 horas, no CDC do bairro Coroado, na rua Ouro Preto, zona Leste da capital amazonense.