Menu

Cultura ‘Hienas na TV’: música interpretada por Elza Soares norteou documentário sobre Manaus na Netflix

Elza Soares foi intérprete da canção 'Hienas na TV', música tema do único documentário sobre Manaus na plataforma de streaming Netflix (Guilherme Oliveira/Cenarium)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS — ‘A voz da mulher do fim do mundo’ que cantou até seus últimos momentos de vida marcou também uma parte peculiar da história manauara no mundo das artes. Elza Soares, que faleceu nesta quinta-feira, 20, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, foi a intérprete da canção ‘Hienas na TV’, música tema do documentário sobre Manaus na plataforma de streaming Netflix, ‘Bandidos na TV‘.

A canção composta por Kiko Dinucci e cantada de forma brilhante por Elza serviu de inspiração para o documentário dirigido pelo diretor britânico-paraguaio Daniel Bogado. O produto é, até então, o único no formato que retrata Manaus na plataforma.

A letra da canção se assemelha à história do caso Wallace, que a produção retrata. Wallace Souza foi um ex-deputado e apresentador de TV. Na série é acusado de ser o mandante de assassinatos na capital amazonense. O motivo seria para aumentar a audiência de seu programa de auditório.

A hiena é um animal que além do som particular que se assemelha a uma risada, geralmente não caça e rouba a presa do caçador. Qualquer semelhança, pode ser — ou não — coincidência,

As hienas na TV
Essa visão
Sim, sei que podem devorar
Podem se matar de rir
Mas rir no fim, jamais

Documentário vence premiação nacional

A série documental brasileira Bandidos na TV, de Daniel Bogado e Suemay Oram, se consagrou como a grande vencedora da 4ª edição do Prêmio Associação Brasileira de Autores Roteirista.

A série conta com a participação da diretora-geral da REVISTA CENARIUM, jornalista Paula Litaiff. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 5 de novembro de 2020.

Político e personalidade, a série conta ainda o momento que Wallace Souza é acusado de planejar os crimes violentos que ele investigava e denunciava no próprio programa.

Leia mais: Trama policial Bandidos na TV, de Daniel Bogado e Suemay Oram, vence Prêmio Abra de Roteiro

A mulher do fim do mundo

A notícia da morte de Elza Soares foi confirmada pela assessoria da artista. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado enviado pela assessoria.

O texto assinado em nome da família e equipe da cantora destaca que Elza é considerada a ‘voz do milênio’. “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a ‘Voz do Milênio’ teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, conclui a nota