Inaugurada por Wilson Lima, obra de duplicação da AM-070 vira mote de campanha de Amazonino

A obra de duplicação da rodovia AM-070 foi concluída na gestão de Wilson Lima (Thiago Alencar/CENARIUM)

18 de julho de 2022

23:07

Ívina Garcia- Da Agência Amazônia

MANAUS – A obra de duplicação da rodovia estadual Manoel Urbano, a AM-070, que iniciou em 2013, passou por quatro governadores até ser concluída no Governo Wilson Lima (União Brasil) que executou mais da metade do projeto, agora é usada como objeto de campanha por Amazonino Mendes (Cidadania).

O pré-candidato ao Governo do Estado atribui a duplicação e a modernização da rodovia Manoel Urbano como uma das “realizações” do mandato suplementar de 2017 e 2018. Ao deixar o governo, a obra estava apenas 43,5% concluída.

Em vídeo publicado nas redes sociais, no último sábado, 16, em comemoração ao aniversário de 90 anos do município de Manacapuru, o influencer Arthur narra imagens da rodovia e diz que: “O ‘negão’ duplicou a AM-070, ligando Manaus, Iranduba e Manacapuru”. Nas imagens e na legenda da publicação, Amazonino afirma ter entregue a duplicação dos 78 quilômetros da rodovia.

Publicação feita por Amazonino Mendes afirmando ser o responsável pela duplicação da AM-070 (Reprodução)

Antes de Amazonino assumir como governador suplementar, outros três governadores já haviam sido responsáveis pelas obras. Iniciada em 2013, no mandato de Omar Aziz (governador entre 31 de março de 2010 a 4 de abril de 2014), a estrada avançou mais 11 quilômetros no governo de José Melo (governador entre 4 de abril de 2014 a 31 de março de 2017) e outros 17 quilômetros durante o mandato tampão de David Almeida (governador interino entre 9 de maio de 2017 a 4 de outubro do mesmo ano).

Durante o mandato suplementar, Amazonino foi alvo de críticas por parte do antecessor David Almeida, por paralisar por mais de 50 dias as obras na estrada. À época, David declarou que deixou R$ 420 milhões para o asfalto, mas as obras ficaram paradas.

De acordo com o Portal da Transparência, foram mais de 2 mil dias de trabalhos adicionais aos 720 dias previstos de execução da obra, sendo 144 deles com os trabalhos paralisados. Ao todo, foram R$ 91.924.257,42 milhões em investimentos adicionais aos R$ 224.226.843,58 milhões previstos originalmente.

Dados do Portal da Transparência (Reprodução)

Entrega

Com previsão inicial para ser entregue em agosto de 2016, a obra foi concluída em dezembro de 2021, cinco anos depois do prazo estipulado e apenas oito anos após o início da execução. Mais da metade do projeto, em torno de 56%, foi executada durante os primeiros anos da gestão do governador Wilson Lima, iniciada em 2019.

Wilson Lima foi responsável por dar aval à construção de pontes sobre o Rio Miriti, no quilômetro 75 da mesma rodovia, e o Rio Ariaú no quilômetro 53, além de uma terceira ponte no quilômetro 52, no trecho em que a pista de rolamento passa sobre um gasoduto. Além disso, a obra incluiu calçadas nas vilas do Ariaú e Ubim, nos quilômetros 75 e 78, sinalização horizontal e vertical e drenagem superficial e profunda.

Governador Wilson Lima durante entrega da rodovia estadual AM-070 (Divulgação)

Após 8 anos, a ação consumiu R$ 430 milhões em investimentos totais e foi entregue por Wilson Lima. “Nós fizemos quase 60% da rodovia, e o trecho que nós fizemos é muito mais difícil, porque teve uma terraplanagem e um movimento de terra muito maior do que o anteriormente inaugurado. Nós encontramos a rodovia, praticamente, inoperante e nós construímos, reconstruímos”, declarou Lima durante cerimônia de inauguração em dezembro do ano passado.

Melhorias e facilidades

De acordo com informações do Governo do Estado, os trabalhos realizados na rodovia geraram 10 mil empregos diretos e indiretos. Dentre os benefícios resultantes da melhoria e duplicação da rodovia Manoel Urbano estão mais de 2 mil famílias rurais localizadas próximas às rodovias que vivem da agricultura familiar e transitam pela estrada para vender suas produções. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Além de possibilitar o escoamento da produção voltado às atividades da fruticultura, hortaliças, aviculturas e da indústria ceramista da região, com mais facilidade para a capital, a duplicação da AM-70 resultou em impactos positivos para o turismo e aqueceu a economia de municípios como Manacapuru, Iranduba e Novo Airão e abrangendo também de forma indireta cidades próximas.

Sobre a rodovia

A rodovia Manoel Urbano interliga Manaus a Manacapuru e faz ligação com a AM-352 que leva ao município de Novo Airão. É considerada a principal via de escoamento da produção da área contribuindo para o desenvolvimento econômico e social