Influenciadores com Síndrome de Down ganham espaço e visibilidade nas redes sociais

Influenciadores, como o pequeno Joaquim Darc, dão visibilidade à causa ao defenderem os direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs)(Reprodução/Instagram)

21 de março de 2022

12:03

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Num espaço dedicado à interação mundial entre as pessoas, jovens e mini-influenciadores com Síndrome de Down têm ganhado cada vez mais espaço na internet e trazendo maior visibilidade à causa ao lutarem pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs). Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, conheça personalidades diagnosticadas com a condição genética e encantam os seguidores com suas qualidades únicas.

Cacai Bauer

Com quase 400 mil seguidores no Instagram, Cailana Eduarda Bauer Lemos, mais conhecida como Cacai Bauer, é considerada a primeira influencer com Síndrome de Down do Brasil. A jovem, de 27 anos, também é modelo, ativista e produtora de conteúdo, com criações de vídeos humorísticos e que promovem conscientização sobre a deficiência, como a importância da inclusão social.

“Nunca permitam que nos digam que não somos capazes ou que somos limitados, a verdade é que TODOS NÓS SOMOS CAPAZES! Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente para e encara tudo de frente!”, escreve a influencer, em uma das publicações no Instagram.

Cacai Bauer recebe homenagem de reconhecido à luta por visibilidade e direito das pessoas com deficiência (Arquivo/Reprodução)

Em 2020, Cacai Bauer virou personagem da “Turma da Mônica”, ao ser homenageada pelo projeto Dona da Rua da História, criado pela Maurício de Sousa Produções (MSP) em parceria com a ONU mulheres. A jovem virou Tati, uma pessoa com a Síndrome que é youtuber.

Super Chico

Fenômeno na web, Francisco Guedes Bombini, ou Super Chico, tem 5 anos e acumula 261 mil seguidores no Instagram. Nas redes sociais, a mãe Daniela Guedes Bombini compartilha o dia a dia do filho, em algumas ocasiões, fantasiado de super-herói.

Super Chico venceu a Covid-19 pela segunda vez, em dezembro de 2021 (Arquivo/Reprodução)

Desde os primeiros meses de vida, a criança passou por cirurgias devido a problemas renais, cardíacos e hipotireoidismo. No ano passado, Super Chico mostrou ao mundo a força que tem ao vencer a Covid-19 pela segunda vez. Nesta segunda-feira, 21, ao lado da mãe, o menino tomou a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Nesta segunda-feira, 21, Chico recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Arquivo/Reprodução)

Joaquim Darc

Com apenas 1 ano de idade, Joaquim Darc Cordeiro de Lima, também conhecido como “Baby Darc“, tem pouco mais de 5 mil seguidores no Instagram. Filho da deputada estadual Joana Darc (PL) e do empresário Aldenor Lima, Joaquim é defensor dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), blogueiro, modelo fotográfico e de passarela, além de praticante de natação.

Joaquim é defensor dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs), blogueiro, modelo fotográfico e de passarela (Arquivo/Reprodução)

Nas redes sociais, a família do pequeno influencer utiliza a rede social de Joaquim para compartilhar a rotina dele e falar de pautas importantes, como o preconceito. Além disso, o menino é engajado em ajudar o próximo: ele é voluntário em ações sociais em solidariedade a crianças com deficiências.

Com apenas 1 ano, Joaquim é voluntário em ações sociais em solidariedade a crianças com deficiências (Arquivo/Reprodução)