Irmãos amazonenses garantem vaga na Seleção Brasileira de Caratê e disputam Sul-Americano

Os irmãos Nathália e Carlos Faria representarão o Brasil no campeonato Sul-Americano de Caratê, no Equador, em abril deste ano (Jonathan da Rocha/CBK)

28 de março de 2022

12:03

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os “Irmãos Faria“, como são conhecidos Nathália e Carlos Faria, garantiram vaga nas categorias kumitê e kata por equipe e individual na Seleção Brasileira de Caratê para este ano. Os atletas amazonenses participaram da seletiva nacional da entidade, realizada nesse final de semana em Caucaia, no Ceará, e vão defender o Estado e o País no campeonato Sul-Americano deste ano, que acontece entre os dias 18 e 24 de abril, em Guayaquil, no Equador.

Nathália está na Seleção há seis anos e foi campeã em duas categorias individuais sub-21 feminino (-61kg): a primeira é no kata, caracterizado pela simulação de movimentos de combate, realizados em equipe ou individualmente; e a segunda no kumitê, que é o momento onde os adversários lutam entre si e demonstram técnicas de ataque e defesa.

Nathália Faria é carateca amazonense e entrou na Seleção Brasileira de Caratê (Jonathan da Rocha/CBK)

“Essa competição foi uma segunda participação em uma categoria sub-21. Fiquei muito feliz com meu resultado e pude sentir minha evolução da última competição que participei no ano passado para esta, da seletiva nacional. Espero cada vez mais poder trazer melhores resultados. O que é mais gratificante é esta sensação de dever cumprido, pois consegui entrar na seleção tanto no kata quanto no kumitê“, destacou Nathália Faria.

À REVISTA CENARIUM, Nathália Faria salientou que continuará focando no esporte e nos treinamentos para defender o Brasil em Guayaquil. Aos 18 anos, a atleta é faixa preta e destaque no Caratê, esporte que pratica há mais de 11 anos e onde alcançou alguns feitos importantes: é tricampeã brasileira, sendo duas vezes pelo kumitê e uma pelo kata, campeã pelo International Open Karate Arnold Classic, 5º lugar no mundial de Caratê na Hungria, em 2019, e 12 vezes campeã amazonense de Caratê.

“Temos que continuar o trabalho, porque não vai ser fácil também. Espero muito poder representar o meu País da melhor maneira possível em Guayaquil. Quero muito trazer as duas medalhas no kata e kumitê, que seriam as minhas primeiras internacionais WKF [sigla em inglês para Federação Mundial de Caratê]. Com certeza darei o meu melhor”, frisou Nathália Faria.

Multicampeão

Com apenas 16 anos, Carlos Faria está na Seleção Brasileira de Caratê há quatro anos e é multicampeão no esporte: campeão Pan-Americano na categoria kumitê e vice-campeão no kata, ambos em 2019, bicampeão no Arnold Classic, hexacampeão brasileiro e 11 vezes campeão amazonense de caratê. Ao lado da irmã, o jovem é uma das promessas caratecas do Amazonas e do País.

Carlos Faria é carateca amazonense e também entrou na Seleção Brasileira de Caratê (Reprodução)

À REVISTA CENARIUM, Carlos falou sobre as vagas garantidas por ele e a expectativa de participar do Sul-Americano em Guayaquil e de campeonatos internacionais. Na seletiva nacional para a Seleção Brasileira de Caratê 2022, o atleta conquistou vagas em três categorias: kata por equipe, kata individual e kumitê, obtendo 100% de êxito.

“Disputei em três categorias distintas e, graças a Deus, consagrei-me campeão em todas. Saio com a sensação de dever cumprido e com uma expectativa enorme para o Sul-Americano, além de participar de campeonatos internacionais, mas sei que existem alguns pontos para serem corrigidos. Espero poder trazer um ótimo resultado para o Amazonas”, declarou.