Juiz reconsidera decisão e permite eleições para nova presidência da Federação Amazonense de Futebol

O juiz Roberto Taketomi reconsiderou a própria decisão que suspendeu as eleições para definir o novo presidente da Federação Amazonense de Futebol (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

06 de maio de 2022

17:05

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O juiz de Direito Roberto Santos Taketomi, da 2ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho, revogou a própria decisão que suspendeu as eleições para definir o novo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Em uma nova ação nesta sexta-feira, 6, Taketomi indeferiu o pedido para que o pleito seja realizado ainda hoje. Uma nova data da votação ainda deve ser marcada.

Veja também: Juiz de Direito suspende eleições para definir novo presidente da Federação Amazonense de Futebol

A votação estava marcada para esta quinta-feira, 6, sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), na Zona Sul de Manaus, mas foi suspensa por meio de uma decisão do mesmo magistrado, após pedido da atual direção da FAF. Taketomi alegou que não foi observado o requisito de registro das chapas candidatas no setor competente da FAF ao acatar a medida.

Na decisão de hoje, no entanto, Roberto Taketomi citou que, segundo esclareceu a Liga Esportiva de Tefé (LET), não houve inscrição por conta da recusa do secretário da FAF, Labíbio André Lima.

“Esclarece a requerida, razoavelmente, às fls 136/147, que não houve inscrição de chapas perante a ‘Secretaria da Presidência’” em razão da recusa do próprio secretário-geral da FAF/AM, Sr. Labíbio André Lima, que teria se recusado a, inclusive, receber notificação extrajudicial com essa finalidade”, pontuou o magistrado, na decisão interlocutória.

Ainda no documento, Taketomi explica que não é razoável que as eleições sejam realizadas nesta sexta-feira, 6, pois pode prejudicar a publicidade do ato. “Nesse contexto, afigura-se adequado que os interessados designem nova data para realização do pleito, devendo ser observado, devidamente, os termos estatutários, inclusive, publicação do pertinente novo edital”, recomendou o juiz.

As eleições

As eleições para definir a nova presidência da FAF ocorrem após a união das ligas e mais cinco clubes do Amazonas, que convocaram uma Assembleia Geral Extraordinária, no último dia 22 de abril. Ao todo, 34 entidades filiadas à FAF assinaram o documento, entre cinco clubes profissionais: Princesa do Solimões, São Raimundo-AM, CDC Manicoré, Penarol-AM e Tarumã.

Atualmente, a federação é presidida, interinamente, por Pedro Augusto, que assumiu o comando após Dissica Valério Tomaz, presidente da entidade, há 32 anos, se afastar por motivo de saúde. Em chapa única, concorrem às eleições Ednaílson Rozenha, ex-presidente do Fast, e Eufrásio Filho.

Veja a decisão na íntegra: