Maior estado do Brasil, AM terá apenas um deputado para compor grupo ambiental na Câmara

Inclusão do parlamentar no grupo ocorreu após solicitação feita por parlamentares da bancada amazonense (Najara Araujo/Câmara Federal)

06 de agosto de 2020

13:08

Michelle Portela – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – Mesmo sendo o Estado com maior extensão territorial (18,3%), o Amazonas terá apenas um deputado federal para compor grupo que vai debater a pauta ambiental na Câmara dos Deputados, discussão prevista para ocorrer ainda este ano. Bosco Saraiva (Solidariedade/AM) foi nomeado por meio de indicação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), nesta quarta-feira, 5.

Bosco declarou que sua inserção está relacionada com a representação ambiental do Estado do Amazonas, que preserva 98% das florestas. “Serei o porta voz da nossa bancada federal junto à comissão da câmara que vai debater os projetos ambientais para o Brasil, pauta histórica e prioritária para o nosso país”, disse.

A inclusão do parlamentar no grupo ocorreu após uma solicitação feita pelos parlamentares da bancada amazonense. Além de Bosco Saraiva, compõem o grupo: Alessandro Molon (PSB-RJ), Enrico Misasi (PV-SP), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Zé Silva (Solidariedade-MG) e Zé Vitor (PL-MG).

Pressão ambiental

Com a pressão para que o governo tome posições mais enérgicas nas questões socioambientais, a Câmara dos deputados vai comandar o grupo da “pauta verde”, composto por cinco parlamentares que pautarão propostas ligadas ao tema.

Um dos membros, o deputado Enrico Misasi, que também é líder do PV, disse ao Estado de São Paulo que “o Congresso pode liderar o compromisso nacional de posicionar a pauta ambiental como eixo central de nosso desenvolvimento econômico. Tem que trazer todos os setores para conversar”.