Maior festival de música da região Norte inicia neste sábado, 4, em Itacoatiara, no AM

Festival da Canção de Itacoatiara está em sua 36ª edição (Divulgação)

04 de setembro de 2021

07:09

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – O 36° Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), considerado o maior festival de música da região Norte do Brasil, começa neste sábado, 4, e vai até a próxima segunda-feira, 6, na cidade de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Após ser cancelado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o evento ocorre neste ano apenas com um público formado por convidados, mas será transmitido por meio de redes sociais.

O Fecani é um evento cultural que reúne artistas de todas as regiões do País que concorrem a premiações como melhor música, interpretação ou composição, e visa estimular a difusão musical regional pelo Amazonas. No ano passado, com o cancelamento, o festival contou com uma edição na versão online, a primeira da história, para a data não passar sem comemorações.

Segundo a organização do festival, o tema deste ano é “Reinventar-se” e faz referência ao momento em que o mundo vive e a tudo aquilo que deve ficar no passado: o ato de se reinventar como profissional, cônjuge, pai, mãe, filho, amigo, pessoa, e conectar-se com a sua essência.

“Num mundo em que a invenção é um acontecimento contínuo, cujas mudanças se sucedem de maneira vertiginosa, reinventar-se é algo muito bom. Um reencantamento, um extraordinário recomeço de vida”, destaca a organização do evento.

Maior Festival de Música

Realizado há mais de três décadas, o Fecani deu a Itacoatiara o nome de “Cidade da Canção”. No princípio, o evento ocorria na Praça da Matriz, no Centro do município, apenas com cantores e compositores locais. Com o sucesso do festival pelas cidades vizinhas, cujos artistas passaram a querer participar das disputas musicais, a cidade construiu o Centro Cultural Iracema Holanda, conhecido como Centro de Eventos, para realizar o Fecani e ter maior adesão de público.

O festival é responsável por movimentar o turismo e a economia do município todos os anos. Antes da pandemia, o evento reunia cerca de 30 mil pessoas diariamente, que iam a Itacoatiara prestigiar as atrações locais e nacionais. Artistas como Fábio Júnior, Belo e a dupla sertaneja Maiara e Maraisa já pisaram no palco do Fecani.

Programação do Fecani neste ano (Divulgação)