Menu

Sociedade Médicos recomendam esperar sintomas gripais cessarem para tomar doses contra Covid-19

Registro mostra mulher assoando nariz para ilustrar matéria (Divulgação)

Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os médicos infectologistas recomendam não tomar a vacina contra a Covid-19, caso apresente qualquer tipo de sintoma de gripe. A autônoma Catarine Gusmão, de 21 anos, por exemplo, tomou enquanto esteve com sintomas gripais e comentou que poderia ter sido melhor orientada por profissionais da saúde para que não tomasse a dose.

“Eu tomei a minha segunda dose com alguns sintomas leves de gripe como coriza e, após esse dia, senti que os meus sintomas acentuaram, não sei se foi por conta da exposição, mas os profissionais poderiam ter dito que eu poderia esperar até melhorar”.

A dona de casa Ana Pimentel, de 41 anos, já pode tomar a terceira dose da vacinação contra a Covid-19, no entanto, está gripada e testou positivo para o vírus. Ela aguardará para ir até os pontos de imunização. “Eu iria tomar a 3º dose, mas ontem eu testei positivo, então não deu tempo. Vou esperar ficar boa”.

Orientação

Aguardar a melhora dos sintomas gripais para depois tomar a vacinação contra a Covid-19 é a recomendação de médicos infectologistas. “Nós estamos em período de epidemia tanto de Covid-19 quanto de Influenza A, então, quem tem sintomas respiratórios não deve se vacinar de Covid-19. É preciso esperar cessar o quadro sintomatológico para que possa se vacinar”, esclarece o infectologista Marcus Vinitius de Farias Guerra, diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado.

Médico infectologista Marcus Vinitius de Farias Guerra. (Foto: Lucas Silva/ Secom)

“Não é aconselhável vacinar alguém com os sintomas gripais, porque as pessoas podem ter efeitos adversos e um deles pode ser febre e a febre se agravar, e não se sabe se é por ter agravado pela doença que ele já estava ou se é por conta da reação vacinal”.

O médico acrescenta que somente após o término dos sintomas, o indivíduo pode se imunizar contra o vírus. “Assim que tenha cessado os sintomas, o mais seguro é tomar (vacinação contra a Covid-19) após cinco dias”, finaliza.