Ministro da Justiça confirma encontro de ‘remanescentes humanos’ em local de buscas por jornalista e indigenista

A informação foi compartilhada em uma rede social do ministro (Reprodução)

15 de junho de 2022

21:06

Eduardo Figueiredo – Da Agência Amazônia

MANAUS – O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres, confirmou na noite desta quarta-feira, 15, que durante as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips foram encontrados “remanescentes humanos”. A informação foi compartilhada no Twitter do ministro.

“Acabo de ser informado pela polícia federal que “remanescentes humanos foram encontrados no local, onde estavam sendo feitas as escavações”. Eles serão submetidos à perícia. Ainda hoje, os responsáveis pelas investigações farão uma entrevista coletiva, em Manaus”, escreveu Anderson Torres na rede social.

Uma coletiva de imprensa está programada para ocorrer ainda na noite desta quarta-feira, na sede da Polícia Federal, em Manaus, onde devem ser repassadas mais informações sobre as buscas.

Prisão decretada

Mais cedo, a Justiça do Amazonas decretou a prisão temporária de Oseney da Costa de Oliveira, de 41 anos, por suspeita de envolvimento no assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

O prazo de 30 dias da prisão temporária, podendo ser estendida por mais 30 dias, passa a valer a partir da data do cumprimento do mandado de prisão expedido pela Comarca. Na manhã desta quarta-feira, o suspeito confessou o crime para a Polícia Federal. 

Buscas e pertences encontrados

O jornalista e o indigenista estavam desaparecidos desde o último dia 5. No dia seguinte, a Polícia Federal do Amazonas começou uma apuração sobre o caso de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips. No mesmo dia, o Comando do 9° Distrito Naval da Marinha do Brasil e o Governo do Amazonas determinaram o envio de equipes de busca e salvamento e de reforço policial especializado, ao município de Atalaia do Norte, para dar apoio nas buscas.

Equipes de mergulho e de aéreas foram enviadas pelo governo federal e Governo do Estado do Amazonas para reforçar a procura. À ocasião, sete militares com auxílio de uma lancha atuaram nos rios Javari, Itaquaí e Ituí, no interior do Amazonas.

Um helicóptero do 1° Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, duas embarcações e uma moto aquática também foram enviados ao local, além da atuação do Exército, demais Forças de Segurança, órgãos ambientais, e o apoio da comunidade.

Na noite do dia 12, o Comitê de Crise, coordenado pela Polícia Federal do Amazonas (PF-AM), confirmou, por meio de nota, que os pertences do indigenista e do jornalista inglês foram encontrados.

Na região onde se concentraram as buscas foram encontrados objetos pessoais pertencentes aos desaparecidos, sendo 1 (um) cartão de saúde em nome do Sr. Bruno Pereira, 1 (uma) calça preta pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) chinelo preto pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Bruno Pereira, 1 (um) par de botas pertencente ao Sr. Dom Phillips e 1 (uma) mochila pertencente ao Sr. Dom contendo roupas pessoais”, informava um trecho da nota.