Morre Saul Benchimol, visionário empresário do AM e fundador das empresas Bemol e Fogás

O empresário Saul Benchimol enfrentava uma doença que o levava a usar um aparelho respiratório (Arquivo pessoal)

14 de fevereiro de 2022

08:02

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Aos 87 anos, morreu nesse domingo, 13, Saul Benchimol, visionário empresário, professor, advogado e membro da Academia Amazonense de Letras, onde ocupava a cadeira de número 11. Filho de imigrantes, o co-fundador das empresas Bemol e Fogás, Saul nasceu em Manaus, em 1934, onde revolucionou o mercado de vendas e se consagrou como um dos maiores empreendedores do País. A causa da morte dele não foi divulgada, mas o educador enfrentava uma doença que o levava a usar um aparelho respiratório.

Em nota, o grupo Bemol externou pesar pelo falecimento do empresário. “Sua perda é motivo de grande pesar para a Bemol que sempre se inspirou em sua sabedoria, carisma e conhecimento. Sua ausência deixa saudosos familiares, amigos e conhecidos”, escreveu a empresa, em publicação nas redes sociais.

O empresário era o sétimo, de oito filhos do imigrante judeu Isaac Benchimol. Sua família veio do Marrocos para a Amazônia no século XIX para fugir da perseguição da inquisição na Europa, promovida pela igreja Católica.

Na Universidade do Amazonas (UA), atual Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o empresário foi professor por 36 anos. Em 2021, Saul Benchimol foi homenageado com a Medalha Ruy Araújo pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em vida, o educador teve 109 publicações, com destaque para seu último lançamento: “A saga de um judeu na Amazônia”. Apaixonado pela Amazônia, foi uma importante voz pela preservação do meio ambiente e desenvolvimento da região.

Foto de 2021 quando Saul Benchimol foi homenageado na Aleam. (Divulgação)

Brilhantismo

A morte do empresário repercutiu entre a classe política e empresarial do Amazonas. Em nota de pesar, o governo do Amazonas lamentou o falecimento do professor e lembrou da importante participação dele na história do Estado, com seu brilhantismo e dedicação à Educação e Cultura, além de contribuir fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda da região.

O Governo do Amazonas lamenta, com profundo pesar, o falecimento do professor e empresário amazonense Saul Benchimol. Nascido em Manaus, em 1934, Saul Benchimol teve importante participação na história do Amazonas, com seu brilhantismo e dedicação à Educação e Cultura.
Ao lado dos irmãos Samuel e Israel, foi fundador dos Grupos Bemol e Fogás, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda do Estado Amazonas.
Filho de imigrantes judeus, Saul Benchimol era formado em Direito pela Universidade do Amazonas (UA), onde foi professor por 36 anos. Cursou mestrado na Universidade New México e também era pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Yale.
Intelectual e autor de centenas de livros, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube da Madrugada, importante associação literária e artística brasileira e era membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001.
Neste momento de luto, o Governo do Amazonas se solidariza à família Benchimol e amigos do estimado professor Saul.

Nas redes sociais, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) também lamentou a morte do empresário. Em uma publicação, o parlamentar disse que Saul Benchimol foi seu professor nos anos 60 e que criou com ele laços de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido.

“Muito triste com mais esta perda. Ele foi meu professor nos anos 60, nos tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Tive dele ainda na Faculdade um gesto de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido. E desde lá em vários outros momentos ficou ao meu lado, mesmo quando discordava das minhas atitudes, mas vinha em meu socorro sugerindo saídas. Agora, não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo. Saudades do meu amigo, mestre e conselheiro Saul Benchimol”, declarou.

O diretor executivo da Associação PanAmazônica, Belisário Arce, afirmou que a perda do empresário é irreparável, não só para a família enlutada, mas para a comunidade israelita, assim como para o conjunto da sociedade amazonense. Em uma publicação nas redes sociais, Arce externou profundos sentimentos e solidariedade à família de Saul Benchimol.

“Suas contribuições como empresário e grande humanista são inestimáveis, deixando marcas indeléveis na vida de familiares e incontáveis amigos, ex-alunos, colaboradores. O sepultamento será amanhã, 14/02, no cemitério israelita. Permanecem em nossos corações e mentes o sorriso fácil e carismático, que a todos cativava, seus ensinamentos e o exemplo de plenitude de vida que alcançou”, escreveu Arce, em nota de pesar.