Movimento pró-ciclismo cobra providências de prefeitura após mortes no interior da Bahia

Ponto de homenagem a ciclistas mortos em Jequié (BA) (Reprodução/Ciclo Olhar)

24 de setembro de 2023

14:09

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Três ciclistas foram atropelados e mortos em acidentes de trânsito, em 2023, no município de Jequié (distante cerca de 350 quilômetros de Salvador), na Bahia. O número virou símbolo de luta para o movimento pró-ciclismo “Ciclo Olhar”, que cobra providências do poder Executivo municipal para implementação políticas públicas em defesa dos ciclistas.

Em 2021, a prefeitura prometeu a construção de seis quilômetros de ciclovia na avenida César Borges, local onde a prática de esportes é frequente pelos habitantes. À época, um aviso de licitação para contratação de empresa “para prestação de serviços de sinalização horizontal de 6 KM de ciclovia” foi publicado no Diário Oficial de Jequié.

Licitação publicada no Diário Oficial de Jequié em 2021 (Reprodução/Prefeitura de Jequié)

O movimento pelo ciclismo afirma que, ao contrário do que se pedia na licitação, foram entregues seis quilômetros de ciclofaixa. “Não houve comunicado oficial da administração municipal sobre o porquê da assustadora desconformidade”, manifestou-se, à época, o grupo por meio do blog oficial na internet.

A diferença entre os modelos de tráfego para ciclismo é que a ciclovia é de uso exclusivo de bicicletas e outros ciclos e não permite, na estrutura, o tráfego comum. Já a ciclofaixa faz parte da pista de rolamento, é exclusiva de ciclos, mas delimitada apenas por sinalização.

Ciclovia isolada do trânsito comum e ciclofaixa, que divide espaço com a pista de rolamento (Reprodução/Zaqueu Proença/Prefeitura de Jacareí)
Mortes invisíveis

O idealizador do movimento Ciclo Olhar, Dado Galvão, critica a gestão municipal por, segundo ele, invisibilizar a causa em defesa dos ciclistas na cidade. “O que acontece aqui, em Jequié, serve de exemplo para não ser seguido em todo o Brasil. Nós vivenciamos a semana nacional do trânsito que foi voltada somente para o atropelamento de animais, não que não precise ter, mas as ocorrências com atropelamento de ciclistas também merecem atenção”, afirma à AGÊNCIA CENARIUM AMAZÔNIA.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Jequié para solicitar um posicionamento sobre o assunto, mas não recebeu resposta até a publicação deste material.

Assista ao vídeo da campanha do Ciclo Olhar:
Leia mais: Jogador do Flamengo atropela ciclista e vítima morre a caminho do hospital
Editado por Jefferson Ramos