Mulheres se mobilizam para arrecadar doações a vítimas de violência doméstica

A iniciativa visa resgatar a autoestima das mulheres vítimas de violência (Reprodução/ Breno Esaki)

16 de agosto de 2021

12:08

MANAUS – Várias organizações comandadas por mulheres no Amazonas se mobilizaram para arrecadar itens de higiene pessoal, cama e banho para mulheres em situação de vulnerabilidade em Manaus. A coleta será feita até 27 de agosto, em vários pontos distribuídos pela cidade.

Participam da ação solidária a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) – Comissão Amazonas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais e a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com a capitã Franciane, que comanda a Ronda Maria da Penha, após a arrecadação e montagem dos kits, as doações irão contemplar principalmente aquelas que são vítimas de violência doméstica. “São mulheres, operadores da lei, que nos propuseram essa linda parceria, visando auxiliar essas vítimas de violência que se encontram em situação vulnerável e precisam de, pelo menos, uma ajuda básica”, comenta a capitã.

Os itens necessários são escova de dentes, creme dental, sabonete, absorvente íntimo, shampoo, toalha de banho, lençol, entre outros. Os interessados em fazer a doação podem ir até o posto de coleta mais próximo. São eles:

  • Base da Ronda Maria da Penha, situada na avenida Sávio Belota, nª 145, conj. Amazonino Mendes, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus;
  • Sala de Acolhimento Ronda Maria da Penha (anexo Sul/Oeste) – rua Felismino Soares nº 155, Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus;
  • Sala de Acolhimento Ronda Maria da Penha (anexo Norte/Leste) – avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 1.025, Cidade de Deus -13ª DIP;
  • Sala de Acolhimento Ronda Maria da Penha (Central de Flagrante)- avenida Ypiranga Monteiro, nº 3.395, Parque Dez de Novembro, zona Sul de Manaus
Após a coleta, os itens serão distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade (Reprodução/Anna Castelo Branco)

Leia também: ‘Superdoadoras’: conheça o grupo de mulheres que incentiva doação de sangue em Manaus

Expectativa

Em 2020, primeiro ano em que a ação solidária foi realizada, foram distribuídos mais de 80 kits, segundo Franciane. Neste ano, a expectativa é conseguir arrecadar o dobro para que mais mulheres possam ser atendidas.

A capitã destacou ainda a situação precária em que muitas mulheres se encontram após passarem por um ciclo de violência. “Parece tão básico, mas a verdade é que a grande maioria das vítimas vive em situação de completa vulnerabilidade. Muitas vezes escovam os dentes com sabão, quando tem sabão! Além disso, quem vê uma pessoa necessitada, só lembra de doar alimentos”, enfatizou.

Franciane avaliou também que iniciativas como esta vão além de um simples ato de doar, contribuindo para o resgate da autoestima da mulher, muitas vezes machucada física e psicologicamente. “Cuidar da higiene pessoal é essencial para a saúde e a autoestima, sem autoestima a mulher não consegue romper o ciclo da violência. Por isso, essa iniciativa é tão importante, pois oferece materiais essenciais para elas e todos estão convidados a ajudar e interferir positivamente na vida dessas mulheres”, ressaltou.

Dados

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que os crimes mais registrados pelas mulheres nas delegacias do Estado são injúria, ameaça, lesão corporal, perturbação da tranquilidade e vias de fato.

Até junho de 2021, foram registrados 9.634 de violência doméstica tendo mulheres como vítimas. Dentre estes registros estão 2.878 casos de ameaças, 2.520 casos de injúria e 1.083 casos de lesão corporal.