Menu

Esportes No AM, indígenas celebram união e respeito na 4ª edição dos ‘Jogos dos Povos Tradicionais’

Terra Indígena Nhamundá-Mapuera (Lucas Sarraff)
Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia*

MANAUS – Indígenas do Amazonas, Roraima, Pará e Suriname realizaram, entre os dias 18 e 24 de julho deste ano, a 4ª edição dos Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas. O evento, com sede na aldeia Kassawá, na Terra Indígena (TI) Nhamundá-Mapuera, no interior do Estado amazonense, contou com mais de 2,4 mil participantes e celebrou a união e o respeito entre as populações originárias.

“O evento foi de grande relevância para nossa etnia, pois celebramos a união e o respeito entre os povos. É dessa forma que conseguimos forças para lutarmos todos os dias”, destacou o líder indígena Noé Mahkukurye, presidente da Associação de Produtores Indígenas do Povo Hexkaryana (Asphere).

Segundo a organização dos jogos, além de incentivar a prática do esporte, o evento busca resgatar a celebração das culturas tradicionais com o envolvimento de jovens, mulheres e crianças. Ao todo, participaram 15 povos indígenas brasileiros em modalidades como o atletismo, futebol masculino e feminino, canoagem, arco e flecha, entre outros.

Entre os povos indígenas presentes, estavam Hexkaryana, Karahaw Yana, Kamara Yana, Yukwará Yana, XowYana, Farukwoto Yana, Kaxuyana, Mawayana, Okoymo Yana, Tuna Yana, Karyana, Wai Wai, Katwena, Xerew e os Txikyana. A etnia Txiriyó representou o Suriname.

A disputa

Na modalidade masculina, os jogos de futebol foram decididos nos pênaltis por duas equipes amazonenses que chegaram à final: diante da equipe Kassawa, a seleção Riozinho se consagrou como campeã da Copa Hexkaryana. O terceiro colocado ficou com o grupo parense Kwanamari.

A seleção Riozinho se consagrou como campeã da Copa Hexkaryana de Futebol (Divulgação)

Na modalidade feminina, a seleção Kassawá garantiu o primeiro lugar da competição diante da paraense Wararaka. Também participaram do evento as equipes Jatapuzinho, de Roraima, e as Bateria, Tamyuru, Inajá, Ayarama e Wai Wai, do Pará.

O evento

Os jogos contam com o apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e está em sua 4ª edição: as três anteriores foram realizadas, respectivamente, nas aldeias Matrinxã, Kassawá e Mapuera, localizada na TI Trombetas, no Estado do Pará.

4º Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas Hexkaryana, Wai-Wai, Kaxuyana e Tuanayana (Aldeia Kassawá)

A 5ª edição dos Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas será realizada novamente na aldeia Mapuera, em 2024. Para o líder Noé Mahkukurye, a expectativa é que as populações possam permanecer unidas nos próximos eventos para abrilhantar ainda mais os torneios.

“Minha expectativa para as próximas edições é que os povos indígenas se mantenham unidos e realizem novamente um evento tão especial e grandioso como esse”, declarou o líder indígena.

(*) Com informações da assessoria