No AM, meio ambiente, dignidade menstrual e BR-319 integram plano de governo de Wilson Lima

Governador do Amazonas, Wilson Lima ((Bruno Zanardo/Secom

11 de agosto de 2022

15:08

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – O compromisso com o meio ambiente, a dignidade menstrual e a BR-319 estão entre as 44 propostas do plano de governo apresentadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), candidato à reeleição ao Executivo Estadual nas Eleições 2022. O documento está disponibilizado ao público desde quarta-feira, 10, no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja também: Governador do AM e vice, na chapa, solicitam registro de candidatura à Justiça Eleitoral

Wilson Lima tem como vice o procurador Tadeu Souza (Avante) na chapa “Aqui é Trabalho”, coligação composta pelo Republicanos, PP, PTB, PSC, PL, PRTB, PMN, União Brasil, Patriota e Avante. Em seis páginas, o atual governador do Estado e candidato à reeleição lista as prioridades da gestão, caso seja reeleito para continuar no mandato.

Candidato à reeleição, o governador Wilson Lima ao lado do procurador Tadeu Souza (Diego Peres/Secom)

Nos primeiros itens, o plano de governo destaca o “Pacto pela Educação”, onde o Executivo fala em ampliar os investimentos do programa “Educa+ Amazonas” e em manter o pacto pelo fortalecimento da educação com as 62 prefeituras do Estado, além de aumentar a oferta do ensino médio articulado com o ensino tecnológico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), visando o mercado de trabalho.

Leia também: Governador do Amazonas, Wilson Lima lança programa ‘Educa+Amazonas’

As propostas seguem a oferta de internet gratuita aos moradores das 30 principais comunidades do interior do Amazonas; criação de um núcleo especializado na preparação de profissionais para atuar nas linhas de produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), no comércio, turismo, cultura e em cadeias produtivas de eficiência energética; e a ampliação nos serviços de transplantes e atenção a pacientes crônicos; aumento do número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior do Estado; e a promoção de mutirões de atendimento de saúde em Manaus e no interior.

Segurança

Em meio ao medo e a insegurança pairando entre as populações tradicionais na região do Vale do Javari, onde o jornalista Dominic Mark Phillips, o ‘Dom Phillips’, e o indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira foram assassinados, o plano de governo de Wilson Lima também é voltado à segurança dos ribeirinhos, com a implementação do “Projeto Ribeirinho Seguro“. A iniciativa, segundo o texto, tem como objetivo dar mais segurança para os moradores nas cidades do interior do Amazonas por meio de ações de patrulhamento fluvial.

Ainda sobre segurança, o plano de governo de Wilson Lima fala em convocar os aprovados do concurso na área de Segurança Pública de 2022 e realizar um novo concurso para a Polícia Militar em 2023, visando o aumento do efetivo no Estado. As propostas de Wilson Lima e Tadeu Souza seguem ainda com o combate aos crimes cibernéticos, por meio da capacitação de servidores que atuam com a telemática, investigação financeira e inteligência.

BR-319, LGBTQIA+ e dignidade menstrual

A aplicação no número de escolhidas de esportes e realizar atendimento social a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica; o fomento e geração de emprego e renda; a ampliação da rende de distribuição de gás natural e o financiamento da implementação de kit veicular de gás, para estimular o uso de GNV no Amazonas, também estão entre as 44 propostas.

O plano de governo fala também em somar esforços com o governo federal para agilizar ações de competência do Estado, com o objetivo de recuperar a BR-319, estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), além de recuperar o sistema viário de comunidades ao longo da rodovia. Ainda nas propostas do governador candidato à reeleição, está a construção da “Casa da Mulher Brasileira“, que tem o objetivo de atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para fortalecer e expandir as políticas voltadas à prevenção e o enfrentamento da violência, o plano de governo também destaca o aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de proteção de crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes e LGBTQIA+.

Para proporcionar dignidade menstrual à população feminina, o texto apresentado pelo candidato Wilson Lima e o vice Tadeu Souza fala na distribuição de absorventes higiênicos para meninas da rede estadual de ensino que possuem insegurança econômica familiar.

Meio ambiente

Na pauta ambiental, as propostas sugerem a criação do Marco Legal para o mercado de carbono em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente e padrões internacionais de compliance.

O governador Wilson Lima destacou em seu plano de governo o compromisso com a pauta ambiental, a dignidade menstrual e a BR-319 de governo (Bruno Zanardo/Secom)

Os itens também destacam o fortalecimento de políticas públicas voltadas à bioeconomia em Unidades de Conservação, buscando o diagnóstico, capacitação, aprimoramento da produção e suas cadeias produtivas, gerando a renda das populações que vivem nessas áreas.

O plano de governo aborda também o “Programa Guardiões da Floresta“, onde pretende fortalecer a iniciativa. Considerado o maior programa de pagamentos de serviços ambientais do mundo, o projeto remunera moradores de UCs Estaduais pelas atividades de proteção da floresta e manutenção dos serviços ambientais do bioma.

Confira as 44 propostas, na íntegra, do plano de governo de Wilson Lima e Tadeu Souza: