No Amazonas, prefeito derrotado no pleito parou de pagar servidores e 13º só em 2021

Servidores com salários atrasados realizam manifestação em Alvarães para cobrar prefeito Edy Rubem Barbosa (Divulgação)

23 de dezembro de 2020

12:12

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Mesmo após perder as eleições ao tentar se reeleger, o prefeito de Alvarães (a 530 quilômetros de Manaus), Edy Rubem Barbosa (Republicanos), prometeu, nesta quarta-feira, 23, quitar os quatro meses de salários atrasados dos servidores municipais somente em 2021. Segundo ele, assim como nos anos anteriores, os pagamentos de dezembro junto ao 13º estão previstos para ocorrer somente em janeiro, já na gestão do prefeito eleito, Lucenildo (PSC).

A denúncia sobre o atraso salarial foi feita nessa terça-feira, 22, pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvarães (Sindserv), Heliomar Meires, que afirmou que o gestor não está pagando, há pelo menos quatro meses, os servidores que atuam nas áreas da Educação, Saúde, Limpeza Pública e Segurança.

No último dia 10, os trabalhadores foram às ruas de Alvarães em um ato de protesto que tomou conta das principais vias da cidade. Com perguntas como “cadê nosso dinheiro que estava aqui?”, escritas em cartazes, os manifestantes pediram respeito e que o pagamento dos salários fossem cumpridos pela prefeitura antes dos festejos de fim de ano.

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, por telefonema, Rubem Barbosa confirmou o atraso e afirmou que a prefeitura tem um calendário a seguir, mas que cumprirá com as obrigações para com os servidores.

“Isso é politicagem, tenho um calendário para cumprir. Estamos formalizando alguns pagamentos e vamos pagar tudo. Nos meus três anos de mandato sempre pagava o salário de dezembro antes do Ano Novo e o 13º depois. Vamos pagar. Estão fazendo politicagem”, classificou o prefeito sobre manifestações que ocorreram no município.

O vereador eleito Algemiro Reis compartilhou o ato nas redes sociais e disse que, no seu mandato, estará legislando pela defesa e garantia dos trabalhadores de Alvarães.

“O dia era de celebração pelo aniversário de Alvarães, mas houve manifestação da classe de trabalhadores/as que reivindicaram os direitos trabalhistas, seus salários atrasados”, escreveu o parlamentar, no Facebook.

Print com publicação de prefeito eleito sobre manifestação em Alvarães (Reprodução/ Internet)

Em nota, a Prefeitura de Alvarães se posicionou e disse que está trabalhando para resolver o mais breve possível o pagamentos pendentes dos servidores municipais.

O que diz a lei

De acordo com a Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965, o 13º salário deve ser pago pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano, no entanto, o benefício ainda não foi creditado aos servidores.

Eleições

O Republicano Edy Rubem Barbosa foi candidato à reeleição para Prefeitura de Alvarães nas eleições 2020, mas perdeu a disputa para o comerciante Lucenildo (PSC), que teve 60,53% dos votos válidos do município com 5.408 votos. Rubem ficou em segundo lugar com 32,61% (2.914 votos).

Pandemia

Conhecido como a “Terra das Caiçaras”, por conta da miscigenação entre indígenas e colonizadores portugueses, Alvarães localiza-se a oeste da capital do Estado e tem uma população estimada em 16.220 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com 16 mil pessoas, o município registra 1.429 casos confirmados da Covid-19, representando cerca de 23% da população de Alvarães, que tem ainda 23 mortos em decorrência de complicações da doença.