No Teatro Amazonas, espetáculo ‘Um Presente Para o Natal’ retrata importância de viver o presente

Espetáculo acontece até 23 de setembro. (Michael Dantas)

15 de dezembro de 2021

08:12

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em uma apresentação cheia de magia e encantamento, o espetáculo “Um Presente Para o Natal” fala da importância de viver o presente com a alegria da infância. A peça, com texto e direção de Jean Palladino, conta com apresentações circenses e musicais, com exibição até 23 de dezembro no Teatro Amazonas, em Manaus.

Espetáculo estará em exibição até 23 de dezembro. (Michael Dantas)

“Um Presente Para o Natal fala sobre o tempo e traz essa brincadeira com a palavra presente, para vivermos o presente. E nesse espetáculo traz um diferencial que é a estética do circo, onde vários personagens circenses aparecem”, destacou o diretor Jean Palladino.

O espetáculo tem duração de 1h30 e narra a história de Ana (Ana Aurora/Raylla Araújo), uma menina de 10 anos que, após encontrar um relógio antigo de seu avô, na véspera de Natal, faz uma viagem no tempo, encontrando diversos personagens durante uma jornada que a leva a entender que o principal momento para se viver é o presente.

À CENARIUM, a atriz e cantora Raylla Araújo falou da experiência de viver Ana. Ela conta que sempre foi apaixonada por teatro e que para estar na peça natalina precisou estudar e treinar bastante. “Está sendo uma experiência incrível, porque a personagem Ana é muito divertida e sonhadora. Este já é quarto espetáculo que participo, eu adoro atuar”, disse Raylla.

Raylla Araújo interpreta Ana, em “Um Presente Para o Natal”. (Michael Dantas)

A artista destacou que Ana está em todas as cenas sempre entusiasmada com as viagens no tempo e com o que acontece ao longo da história. Raylla lembra que a peça busca passar alegria para o público retratando a história do Natal com um pouco de circo envolvido.

Magia

Para a autônoma Luzimeire Moreno, que foi ao espetáculo junto com o filho Saulo Moreno, de 5 anos, “Um Presente para o Natal” mostra a magia da época natalina.

“Ja vim várias vezes ao teatro, principalmente no Natal. Sou suspeita para falar, porque amo essa época do ano e imagino que o esperáco, o musical seja maravilhoso. Para mim, a magia do Natal está presente”, declarou.

Luzimeire e o filho Saulo foram assistir ao espetáculo. (Bruno Pacheco/ Revista Cenarium)

O diretor

Jean Palladino, que também é ator, dramaturgo e palhaço, conta que as preparações para o espetáculo começaram em outubro deste ano, com ensaios diariamente e de forma intensa, desde o corpo circense aos atores da peça e a orquestra. Com 12 anos de carreira e formação em Artes Cênicas, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o diretor conta que este é seu primeiro grande trabalho.

“Esta é a minha primeira grande direção, com um grande corpo de artista, orquestra e dançarinos. Eu trabalho, geralmente, com cinco a seis artistas em cena e esse espetáculo é um musical pensado com muito carinho e dedicação. Esperamos agradar todos os públicos que vierem nos prestigiar”, concluiu Jean.

Ficha técnica

O musical tem dois elencos, que vão se revezar no palco, com Ana Aurora e Raylla Araújo (Ana); Julia Kahane e Daniele Peinado (mãe);  Akiles Anderson e Roque Baroque (Sr. Meia Noite); Thiana Colares e Laís Reis (Sr. Meio Dia); Paulo Queiroz e Wilson do Carmo (Avô jovem); Enrique Bravo e Davy Chaves (Tempo), e Karine Magalhães (Ana do futuro).  

Os artistas circenses são José Arenas (lira e tecido), Teffy Rojas (monociclo e malabares), Iogan Ariel (perna de pau), Emmanuel Delgado (roda Cyr) e Jean Winder (handstand).

Também fazem parte de “Um Presente para o Natal” a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. O maestro Marcelo de Jesus vai dividir a regência com o maestro Otávio Simões.  

As músicas foram compostas especialmente para o espetáculo pelo compositor César Lima, que assina arranjos com Jr. Armstrong.

Flávia Furtado assina a direção executiva, com Pedro Guida na produção executiva, Francine Marie na assistência de direção, Giorgia Massetani na cenografia, Melissa Maia nos figurinos, Tabbatha Melo na iluminação, Monique Rodrigues na coreografia e Alicio Silva no cenotécnico.