‘Nosso Centro’: projeto arquitetônico da Prefeitura de Manaus impulsiona turismo

Vista aérea do local onde ficará o complexo turístico (Divulgação/Assessoria)

09 de março de 2023

13:03

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assinou na manhã desta quinta-feira, 9, a ordem de serviço para o início da construção do Complexo Mirante de São Vicente, com o objetivo de intensificar o turismo no Centro Histórico da capital. O pacote de obras faz parte do projeto “Nosso Centro”, que conta com uma série de investimentos no setor turístico, tendo início com as obras do Mirante Lúcia Almeida, do Largo de São Vicente e do Casarão Thiago de Mello.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), dará a Manaus o primeiro prédio de reconversão de uso dentro do “Nosso Centro”, promovendo a reabilitação de um imóvel que atualmente se encontra sem uso e descaracterizado, às margens do Rio Negro. As obras serão executadas pela empresa Red Engenharia Ltda., vencedora do contrato licitatório de R$ 45,8 milhões. O serviço deve durar dez meses, com previsão para conclusão em janeiro de 2024.

Prefeitura de Manaus assina ordem de serviço para construção de complexo turístico no Centro da cidade. (Divulgação/Assessoria)

Segundo Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb, o complexo servirá como um porto turístico que intensificará a presença de turistas e moradores não apenas no Centro, mas em toda a região da Orla de Manaus.

“Hoje, para pegar um bote que nos leve para o Encontro das Águas ou você vai para a Manaus Moderna ou sai da Marina do Davi. Esse ponto terá um píer de atracação, atendendo todas as normas, para que possa ter um atrativo e a operacionalização pelo rio, precisamos abrir a cidade para o rio, não só do ponto construtivo, mas a infraestrutura que proporcionem a mobilidade”, afirmou.

Veja projeto do Complexo Mirante São Vicente:

Com o compromisso de repovoar o Centro, o prefeito de Manaus, David Almeida, afirma que o local vai continuar sendo palco de grandes eventos na cidade, como o Sou Manaus Passo a Paço, que celebra o aniversário da cidade com shows e atrações gratuitas.

Nós vamos transformar o que era ruína praticamente, um prédio abandonado, trazendo vida para o Centro de Manaus. Hoje, nós vivemos uma nova realidade, esse complexo com o píer vai fazer o Centro ser mais uma vez o protagonista dessa cidade, agregado ao porto e ao Sou Manaus“, disse o prefeito.

Estrutura

O mirante terá área total de 6,1 mil metros quadrados, divididos em quatro andares (térreo e mais três). No entorno do edifício, o largo contará com área de 3,5 mil metros quadrados e o Casarão Thiago de Mello terá área total de 352,96 metros quadrados. “Eu vou estar semanalmente presente aqui com vocês, como estou indo em todas as obras”, prometeu Almeida, ao anunciar que estará no local para acompanhar as obras do complexo.

Vista aérea do local onde ficará o complexo turístico (Divulgação/Assessoria)